Jornal de Angola

1º de Agosto prepara jogo decisivo com Swallows

Militares do Rio Seco têm amanhã, no Estádio 11 de Novembro, última hipótese de disputar os quartos-de-final da Liga de Clubes

- Honorato Silva

Ajustes tácticos dominam hoje o derradeiro treino do 1º de Agosto, na preparação do jogo decisivo frente ao Mbabane Swallows de eSwatini, amanhã, às 14h00, no Estádio Nacional 11 de Novembro, referente à sexta jornada do Grupo D da Liga dos Clubes Campeões Africanos de futebol, fase preliminar.

Obrigados a vencer, para igualar o feito do arquirival Petro de Luanda, que, em 2001, sob a batuta de Djalma Alves Cavalcanti, já falecido técnico brasileiro, chegou à etapa seguinte da competição continenta­l, na altura correspond­ente às meias-finais, pelo número reduzido de equipas participan­tes, os militares do Rio Seco, orientados pelo sérvio Zoran Macki, limam arestas na estratégia montada com o foco na conquista dos três pontos e consequent­e qualificaç­ão aos quartos-de-final.

Sem muito tempo para dedicar ao trabalho específico, uma vez que a maratona de jogos obriga a equipa técnica a cuidar mais da recuperaçã­o física dos jogadores, que fintam a fadiga com a carga anímica, que os guia na busca da materializ­ação dos objectivos. “Os aspectos técnicos e tácticos estão todos acautelado­s do nosso lado. Estamos numa fase em que se faz mais trabalho de recreação. Os aspectos tácticos e técnicos são mais aprimorado­s visualment­e e em movimentos lentos, bem como no quadro, durante a conversa com os jogadores”, afirmou Ivo Traça, adjunto de Macki.

Vencer ou vencer, é a imposição feita ao 1º de Agosto, ante à ameaça representa­da pelo Zesco United da Zâmbia, terceiro colocado, 5 pontos, e o próprio Mbabane, ambos com possibilid­ades de ocupar a segunda vaga da série, que tem já apurado o Etoile du Sahel da Tunísia, com 11, na liderança.

Apesar de ocupar o último lugar, com quatro pontos, o representa­nte swazi tem o respeito dos rubros e negros, segundo expressou o treinador destes:

“Conhecemos todas as equipas da nossa série. O Mbabane é uma grande equipa. Não vamos descurar. É uma equipa que joga ao nível do Zesco e do Etoile. Vem de uma derrota por 30, em casa. É claro que vai chegar aqui com uma abordagem diferente, com mais precaução, porque também sabe que do outro lado está um 1º de Agosto forte, que também só perdeu consigo. É uma equipa que sabe jogar a bola e é o que está a fazer em campo. Estamos a estudá-lo bem, para não nos surpreende­r em nossa casa. É verdade que vai ser difícil, mas é obrigação nossa vencer esse jogo”.

Balneário confiante

No balneário, alargado com a reintegraç­ão de Ibukun, enquanto Yisa, por acumulação de cartões amarelos, é o único indisponív­el, reina confiança na vitória, sem deixar de olhar para o potencial competitiv­o do adversário.

“Sabemos que é uma equipa forte. Aliás, as equipas que estão nos oitavos-definal são todas fortes. O Mbabane defende e ataca muito bem. Temos é de ter muito cuidado, para não sermos surpreendi­dos. Temos conversado, porque todo o mundo tem um sonho e sonhar não é proibido. Vamos é fazer tudo para agarrar essa oportunida­de. É isso que temos abordado no nosso balneário, porque temos uma oportunida­de de estar nos quartos-de-final. Mesmo fazendo poucos golos, estamos a ganhar. O mais importante é somarmos pontos, que é bom para o grupo. Estamos a trabalhar muito bem. Sabemos que o empate não nos favorece. Por isso, temos a certeza que vamos fazer golos”, defendeu Mingo Bile.

A direcção do 1º de Agosto chama pelos adeptos. Para tal, fixou o preço dos bilhetes da bancada geral em 100 kwanzas, por forma a compor uma boa casa, para o apoio aos bi-campeões nacionais, que, no domingo, no mesmo recinto, discutem, diante do Cuando Cubango FC, o terceiro título consecutiv­o do Girabola. Os portões do 11 de Novembro vão ser abertos às 12h00.

Em 1997, na estreia da prova continenta­l no modelo semelhante ao europeu, os militares ficaram a um ponto da presença na fase seguinte, após concluir o Grupo A no terceiro posto, com 10, atrás do Raja Casablanca (Marrocos), campeão neste ano, e do USM Alger (Argélia), que chegaram aos 11 pontos.

Vencer ou vencer, é a imposição feita ao 1º de Agosto, ante à ameaça representa­da pelo Zesco United da Zâmbia, terceiro colocado, 5 pontos, e o próprio Mbabane

 ?? JOSÉ COLA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Militares do Rio Seco precisam de uma vitória para seguirem para a fase de grupos
JOSÉ COLA | EDIÇÕES NOVEMBRO Militares do Rio Seco precisam de uma vitória para seguirem para a fase de grupos
 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Rubro e negros realizam hoje a derradeira sessão de treino às ordens do técnico Zoran Macki
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO Rubro e negros realizam hoje a derradeira sessão de treino às ordens do técnico Zoran Macki

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola