Jornal de Angola

Mulheres são formadas em liderança e gestão

- Jaoquim Júnior

Mais de 30 mulheres dos municípios do Songo, Mucaba e Uíge foram capacitada­s sobre liderança e gestão, pela Rede das Organizaçõ­es da Sociedade Civil de Luta Contra a Pobreza da Região Norte.

A acção formativa foi financiada pela União Europeia e teve a duração de dois dias, tendo abordado questões relacionad­as com a liderança feminina, “uma ferramenta para melhoria da eficácia na vida privadaepr­ofissional”,conceitos de género e direitos humanos.

A chefe do Gabinete Provincial da Acção Social Família e Igualdade do Género, Vilana Nsimba, falando no acto de encerramen­to da acção formativa, disse que o reforço da capacidade e do poder das mulheres passa pela qualificaç­ão profission­al, acesso ao ensino e à aprendizag­em.

Segundo Vilana Nsimba, a ausência da acção do género em algumas políticas sectoriais coloca as mulheres numa posição de desvantage­m em relação aos homens, por elas constituír­em a franja da população com menos oportunida­des de educação e emprego, o que provoca a segregação ocupaciona­l. “Hoje é muito visível a concentraç­ão de mulheres no mercado informal e em actividade­s de baixa renda, desprovida­s de autonomia e poder de decisão no seio familiar e comunitári­o”, referiu, acrescenta­ndo que “para inverter este quadro o Governo aprovou em 2013 a política nacional para igualdade e equidade do género”.

Vilana Nsimba defendeu a necessidad­e das mulheres aumentarem as suas capacidade­s em todos os domínios, como na saúde, na educação, na cultura, na ciência, no empreended­orismo, na economiado­méstica,dentreoutr­os, de modo a adquirirem as ferramenta­s de auto-capacitaçã­o e de tomada de decisões.

Muvuakiani Mbuta Pascoal, coordenado­r na província do Uíge da rede de luta contra a pobreza e da organizaçã­o APDCH, disse que a formação enquadrou-se na “Acção para o Orçamento Mais Inclusivo e Participat­ivo” e teve como objectivo reforçar a capacidade da mulher, bem como identifica­r e fazer melhor uso das oportunida­des internas, através de mestria da sua liderança pessoal, participat­iva e proactiva.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Cidade do Uíge acolheu acção formativa sobre liderança
EDIÇÕES NOVEMBRO Cidade do Uíge acolheu acção formativa sobre liderança

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola