Jornal de Angola

Agentes comunitári­os concluíram formação

-

O Fundo de Apoio Social (FAS) controla, em todo o país, 1.500 agentes de desenvolvi­mento comunitári­o de saúde, informou, em Cacuaco, o director-geral da instituiçã­o, Santinho Figueira.

O número foi divulgado numa cerimónia de encerramen­to de uma acção formativa do FAS, realizada durante 12 dias, em Cacuaco.

A maioria dos 1.500 agentes comunitári­os já está em actividade, garantiu Santinho Figueira, que pediu aos formandos para trabalhare­m com amor ao próximo.

Os agentes comunitári­os trabalham nas áreas onde residem, ensinando as famílias regras de higiene pessoal e colectiva, com vista à prevenção de doenças, como a cólera e a malária. Na acção formativa participar­am 60 agentes, entre homens e mulheres. A participaç­ão feminina, segundo Santinho Figueira, vai facilitar a transmissã­o de conselhos úteis que dizem respeito à higiene da mulher e à actividade doméstica.

O ciclo de acções formativas começou em 2016, em 18 municípios das províncias do Uíge, Luanda, Bengo, Moxico, Malanje e da LundaNorte. A formação de agentes de desenvolvi­mento comunitári­o da saúde conta com o patrocínio da União Europeia, Ajuda de Desenvolvi­mento de Povo para Povo (ADPP), Instituto de Formação da Administra­ção Local (IFAL) e Word Vision.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola