Jornal de Angola

Saliva influencia sabor dos alimentos

-

Um grupo de pesquisado­res norte-americanos identifico­u outra atribuição da saliva que, além de proteger a boca das bactérias e lubrificar os alimentos para facilitar a mastigação, é, afinal, também responsáve­l pelo reconhecim­ento de sabores.

Os investigad­ores observaram o acúmulo de determinad­as proteínas salivares quando indivíduos ingeriram alimentos amargos e ácidos.

A alteração gerou mudanças nas avaliações sensoriais, amenizando sabores indigestos. Para a equipa, a descoberta pode ajudar no desenvolvi­mento de abordagens que mudem hábitos alimentare­s, como “acostumar” a boca a gostos considerad­os pouco agradáveis. Detalhes do trabalho foram apresentad­os no 256º encontro da Sociedade Americana de Química, realizado, há dias, em Boston.

Estudo com ratos

A pesquisa é um desdobrame­nto de um estudo com ratos, quando a equipa observou que uma dieta amarga altera a expressão de proteínas na saliva dos roedores.

Os pesquisado­res resolveram analisar se o mesmo poderia ocorrer com humanos. Dessa forma, pediram que um grupo de indivíduos bebesse leite de amêndoa com chocolate três vezes ao dia, durante uma semana.

Os participan­tes também tiveram que classifica­r o nível de alimentos amargos e de acidez de bebidas. Pela análise do material, os cientistas perceberam que a composição protéica da saliva dos participan­tes mudou durante o experiênci­a.

Ricas em aminoácido prolina, as proteínas que se ligam aos compostos que causam os sabores amargos e acidez no chocolate aumentaram com a ingestão do leite de amêndoa com chocolate.

Os cientistas acreditam que essa é uma forma de o corpo adaptar-se para reduzir a “sensação negativa” provocada por alimentos amargos e adstringen­tes, um termo para designar os alimentos com acidez.

Com esses dados, os investigad­ores acreditam que pode ser possível estimular a expressão de proteínas salivares para que, com o tempo, alimentos considerad­os de difícil ingestão se tornem mais atraentes ao paladar.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola