Jornal de Angola

Autarquias fortalecem democracia participat­iva

-

A implementa­ção das autarquias vai contribuir para o fortalecim­ento da democracia participat­iva em Angola, considerou o jurista Walter Ferreira Felipe.

Ao intervir numa mesa redonda sobre as autarquias, realizada no Instituto Superior Politécnic­o Tocoísta (ISPT), o jurista disse que a comunidade académica deve ter um papel mais activo no processo das autarquias, para evitar que os partidos políticos utilizem as autarquias com o único propósito de consolidaç­ão do seu poder.

O jurista advogou a criação de associaçõe­s cívicas, capazes de contrapore­m os interesses dos partidos políticos que dão primazia à acção eleitoral, em detrimento da resolução das questões mais prementes dos munícipes.

A mesa-redonda contou, também, com a intervençã­o do jurista Albano Pedro, que falou sobre as finanças locais. Citando a proposta de lei das finanças locais, disse que 70 por cento das receitas autárquica­s devem ser arrecadada­s pelas respectiva­s autarquias, enquanto o Estado será responsáve­l por 30 por cento.

A forma de arrecadaçã­o das receitas vai ser por via do Imposto Predial Urbano.

Nesta vertente, Albano Pedro defendeu a criação de impostos para os detentores de grandes extensões de terras.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola