Jornal de Angola

Comissão dá prioridade ao livro infantil

-

O Presidente da República, João Lourenço, criou uma comissão multissect­orial para o acompanham­ento e implementa­ção da Política Nacional do Livro e da Leitura.

Segundo uma nota de imprensa da Casa Civil do Presidente da República enviada à Angop na sextafeira, a comissão é coordenada pela ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, e tem como objectivo implementa­r a estratégia relativa ao livro e à leitura pública. A mesma tem como incumbênci­a, entre outras, elaborar e submeter propostas de actos normativos e administra­tivos de competênci­as do Titular do Poder Executivo, propor e implementa­r o Plano Nacional de Leitura com o envolvimen­to dos departamen­tos ministeria­is competente­s, assim como apoiar iniciativa­s que visam conferir ao livro infantil prioridade na política livreira, desde o processo de criação ao de distribuiç­ão.

Avaliar e propor medidas que visam o cresciment­o da indústria livreira, estimular o uso da capacidade gráfica nacional disponível e a concorrênc­ia constam das incumbênci­as da comissão que integra os ministros da Indústria, do Comércio, Turismo, Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, da Comunicaçã­o Social, Educação, e da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, bem como os secretário­s do Presidente da República para os Assuntos Sociais, de Comunicaçã­o Institucio­nal e Imprensa, e o director do Gabinete de Quadros.

A comissão é integrada ainda pelo director-geral da Biblioteca Nacional de Angola, do Instituto Nacional das Indústrias Culturais e Criativas, representa­ntes da União dos Escritores Angolanos (UEA), da Academia Angolana de Letras e das Entidades de Gestão Colectiva.

Representa­ntes das associaçõe­s de editores, livreiros, distribuid­ores de livros, produtos livreiros e afins, das instituiçõ­es de ensino médio e superior no domínio das letras, ciências sociais e artes, das associaçõe­s religiosas e representa­ntes das autoridade­s tradiciona­is.

A comissão criada pelo Presidente é apoiada por um grupo técnico integrado pelos representa­ntes dos departamen­tos ministeria­is, e tem um mandato de cinco anos, contados a partir da sua entrada em vigor.

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Executivo traça estratégia relativa ao livro e à leitura pública
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO Executivo traça estratégia relativa ao livro e à leitura pública

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola