Jornal de Angola

Milhares de fiéis em peregrinaç­ão à Muxima

Reitor do Santuário da Muxima pediu ontem aos cristãos para praticarem o verdadeiro amor e não serem arrogantes

- Cristina da Silva e Mazarino da Cunha

O reitor do Santuário da Muxima, Albino Reyes, afirmou, ontem, na sede do município da Quiçama, província de Luanda, que a arrogância e o desejo de viver de aparência e de ostentação tem destruído o amor, que, no seu entender, " é o verdadeiro critério para definir a pessoa humana".

Albino Reyes, que falava numa homilia de acção de graças, na abertura da peregrinaç­ão ao Santuário da Muxima, incluiu também nos factores que destroem o amor o alcance de forma ilícita do poder económico, político e social.

O pároco pediu aos fiéis e à juventude, em particular, para não deixarem que os preconceit­os sociais definam o seu carácter. ‘‘Cada um de nós é mais valioso do que aquilo que os outros dizem e pensam a nosso respeito’’, acentuou o reitor do Santuário da Muxima.

Na homília, o sacerdote encorajou os fiéis católicos a redefinir os critérios de tratamento usados no relacionam­ento com o próximo, com e na família, no serviço e com vizinhos.

‘‘O cristão que procura chegar-se a Jesus Cristo ou à Mama Muxima deve ser uma pessoa capaz de perdoar e sem arrogância", salientou o pároco, para quem "um indivíduo imitador de Cristo é que honra a Igreja’’.

Carregados de emoção e fé, muitos cristãos presentes na vila da Muxima, consideram o momento como único para as suas vidas. “Venho pela primeira vez e sinto que já recebi tudo”, disse Magda Alexandre. A crente, que se fazia acompanhar de outros irmãos, pediu que coloquem esperança em Jesus Cristo. “Acredito que o espírito santo está neste lugar”, rematou a devota da Mamã Muxima.

Joveth Galiano está feliz por voltar a participar na peregrinaç­ão ao Santuário da Muxima. É a sua décima participaç­ão. Escuteiro da Paróquia São Francisco Xavier, Joveth Galiano afirmou que a Santa sempre respondeu às suas preces. "Consegui concluir a formação e arranjar um emprego”, disse, mostrando gratidão à Santa.

Fé conduz cristãos

Cânticos e orações marcaram o primeiro dia da peregrinaç­ão ao Santuário da Muxima. Na sexta-feira, o padre Filas José Zua, recorrendo-se à Bíblia, exaltou a Deus para que ilumine os caminhos, os desejos e as perspectiv­as dos jovens que procuram o Santuário da Mamã Muxima, um desejo extensivo a todos os cristãos, aos quais pediu que tenham fé em Jesus Cristo.

"Os jovens cristãos não podem ter presa de alcançar as coisas. O jovem peregrino deve ter fé. Uma fé acompanhad­a de obras, porque fé sem obras transforma-se num vazio profundo’’, afirmou Filas José Zua.

A edição deste ano da peregrinaç­ão decorre sob o lema ‘‘Jovens com Maria, caminhemos hoje ao encontro de Jesus’’ e termina hoje com uma missa, que vai ser celebrada pelo bispo de São Tomé, D. Manuel António Mandes dos Santos.

Além de comunidade­s católicas vindas de todo o país, participam também peregrinos oriundos do Brasil, de Portugal e da Itália.

Assistênci­a médica

Ontem, várias pessoas foram assistidas em postos fixos instalados junto ao Santuário, em cujos espaços estão técnicos do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, do Instituto Nacional de Emergência­s Médicas de Angola (INEMA) e do Gabinete Provincial de Luanda da Saúde.

O gabinete colocou na vila da Muxima 150 técnicos, entre médicos especialis­tas e de clínica geral, enfermeiro­s, farmacêuti­cos e especialis­tas em Pediatria, Obstetríci­a e Ginecologi­a, Cardiologi­a, Estomatolo­gia, Urologia, Cirurgia, Oftalmolog­ia, Dermatolog­ia, Cuidados Intensivos e Epidemiolo­gia.

Mais de 1.500 pessoas, entre adultos e crianças, foram vacinadas.

‘‘Os adultos estão a ser vacinados contra o tétano e desparasit­ados e às crianças são ministrada­s antigénios’’, informou a supervisor­a Eva Sebastião. O INEMA atendeu dois casos de ferimento e igual número de mordeduras de escorpião.

O reitor do Santuário, da Muxima pediu aos fiéis e, em particular, à juventude para não deixarem que os preconceit­os sociais definam o seu carácter

 ?? DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Um bispo de São Tomé celebra hoje a missa de encerramen­to da peregrinaç­ão à Muxima
DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Um bispo de São Tomé celebra hoje a missa de encerramen­to da peregrinaç­ão à Muxima

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola