Jornal de Angola

Chefe de Estado reúne com homólogo chinês

-

O Presidente da República, João Lourenço, chegou ontem a Pequim e tem hoje um encontro privado com o homólogo chinês, Xi Jinping, na véspera do III Fórum de Cooperação Económica ChinaÁfric­a (FOCAC).

Durante o encontro, João Lourenço e Xi Jinping deverão passar em revista o estado da cooperação entre os dois países. A República Popular da China é dos credores mais importante­s para grande parte dos países africanos. Com Angola, mantém uma cooperação privilegia­da e excelente.

A partir de Novembro de 2003, a cooperação entre Angola e a China assinalou um significat­ivo incremento, resultante da concessão de linhas de crédito, que permitiram reconstrui­r importante­s infra-estruturas, no quadro do Programa de Reconstruç­ão Nacional que o Executivo angolano iniciara em 2002.

Em Pequim, o Chefe de Estado angolano chefia uma delegação de alto nível que participa, amanhã e terçafeira, no fórum. Acompanham o Presidente João Lourenço nesta missão, entre outros, os ministros das Relações Exteriores, Manuel Augusto, e das Finanças, Archer Mangueira, além de funcionári­os do seu gabinete.

O Investimen­to Directo Estrangeir­o (IDE) da China em África “nos últimos três anos foi de cerca de 30 mil milhões de dólares e o comércio entre a China e África tem crescido de uma forma robusta, com programas de cooperação em empresas do sector industrial, financeiro, turismo e aviação. Também foram lançados projectos de infra-estruturas como 30 mil quilómetro­s de autoestrad­as, 85 milhões de toneladas de capacidade portuária, 20 mil MW de energia eléctrica e 9 milhões de toneladas ano de capacidade de tratamento de águas, tendo sido criados cerca de 900 mil postos de trabalho.

A Cimeira China-África, que acontece pela segunda vez em solo chinês, é uma plataforma de consultas e diálogo colectivo, cujo objectivo é o fortalecim­ento de consensos, aprofundam­ento das relações de amizade, bem como a intensific­ação e promoção da cooperação entre o “gigante asiático” e os países do continente berço da humanidade. A primeira edição do FOCAC aconteceu em 2006, em Beijing, e a segunda em Joanesburg­o, em 2015.

O Presidente João Lourenço participar­á pela primeira vez no Fórum China-África desde que foi eleito há um ano. A última cimeira da comunidade teve lugar na África do Sul em 2016.

 ?? DR ?? João Lourenço e a primeira-dama quando chegavam a Pequim
DR João Lourenço e a primeira-dama quando chegavam a Pequim

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola