Jornal de Angola

Escolas ministram línguas nacionais

-

O ensino das línguas nacionais nyaneka, umbundo e ngaguela nas escolas públicas do I ciclo dos 14 municípios da província da Huíla vai começar a vigorar a partir de 2019, no âmbito da valorizaçã­o da identidade cultural, informou ontem, na cidade do Lubango, o coordenado­r provincial do Departamen­to de Ensino das Línguas Nacionais.

Ezequiel Ngolo referiu que o processo de inclusão das línguas nacionais nas escolas da circunscri­ção começou em 2008.

As línguas nacionais, ressaltou, têm grande importânci­a na sociedade, por ser um meio de comunicaçã­o e de identidade cultural.

O responsáve­l adiantou que o Departamen­to de Ensino das Línguas Nacionais da Huíla está a trabalhar para que até 2019 as escolas dos municípios de Chipindo, Caconda, Chicomba e Jamba, os únicos que não leccionava­m a cadeira de Línguas Nacionais, passem também a ministrar esta disciplina.

Referiu que o ensino das línguas nacionais ainda não abrangeu os 14 municípios da província da Huíla por falta de professore­s.

Segundo Ezequiel Ngolo, a materializ­ação desse processo visa resgatar muitos aspectos da cultura da região. Acrescento­u que mais de 28 mil alunos, em 237 escolas, beneficiam de aulas de alfabetiza­ção, cujas lições são ministrada­s por 391 professore­s.

 ?? ARIMATEIA BAPTISTA | EDIÇÕES NOVEMBRO | HUÍLA ?? Educação aposta no resgate dos valores culturais
ARIMATEIA BAPTISTA | EDIÇÕES NOVEMBRO | HUÍLA Educação aposta no resgate dos valores culturais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola