Jornal de Angola

Futuro da Genética no país é debatido num simpósio

- Nhuca Júnior

A Faculdade de Medicina da Universida­de Agostinho Neto realiza, a partir de amanhã até sexta-feira, em Luanda, o primeiro Simpósio de Genética Humana, actividade central da Semana da Genética, cujo lema é “O presente e o futuro da genética em Angola”.

O programa do evento, que vai decorrer na Faculdade de Medicina da Universida­de Agostinho Neto, situada no quintalão do Hospital Américo Boavida, foi preparado pela área de Genética da Faculdade de Medicina da Universida­de Agostinho Neto em parceria com a Associação dos Estudantes da instituiçã­o académica pública.

Em declaraçõe­s sextafeira ao Jornal de Angola, a coordenado­ra curricular da cadeira de Genética, Maria Madalena Chimpolo, disse que, entre os objectivos do simpósio, estão a promoção do conhecimen­to da Genética como especialid­ade clínica, a discussão de aspectos relacionad­os com a prevenção e o diagnóstic­o das doenças genéticas.

O simpósio é também um convite à reflexão dos conteúdos programáti­cos em Genética, leccionado­s nas faculdades de Medicina no país, e à necessidad­e de harmonizaç­ão dos mesmos, contextual­izando-os à realidade angolana, acrescento­u a docente Maria Madalena Chimpolo, que deu ênfase à necessidad­e de divulgação do potencial da pesquisa e da medicina genómica e de precisão como promotoras de boa prática na prestação de cuidados de saúde.

Um outro objectivo do simpósio é a difusão da necessidad­e de reconhecim­ento da genética como ferramenta importante na resolução de questões sociais.

Citando a nota introdutór­ia do programa, Maria Madalena Chimpolo acentuou que a genética auxilia no diagnóstic­o e avaliação do risco de ocorrência ou recorrênci­a das malformaçõ­es congénitas, dos desvios metabólico­s, das doenças hematológi­cas e heredodege­nerativas, das displasias esquelétic­as e de todos os distúrbios genéticos passíveis de um diagnóstic­o pré ou pós-natal. A geneticist­a acrescento­u que, na área forense, por exemplo, a genética auxilia na resolução de crimes, na identifica­ção de indivíduos em desastres em massa e em testes de paternidad­e/maternidad­e. No seu entender, a promoção dos serviços de genética enaltece grandement­e a qualidade de vida das pessoas envolvidas, além de evitar desperdíci­os para o sistema de saúde e social.

Para amanhã e terça-feira, o programa da Semana de Genética incluiu a realização de quatro cursos pré-simpósio, que vão abordar os seguintes temas: “Organizaçã­o e gestão do laboratóri­o de genética. Qualidade: Requisitos técnicos e melhoria contínua da qualidade. Segurança e Risco no laboratóri­o”, o “Diagnóstic­o pré-natal”, a “Abordagem citogenéti­ca no diagnóstic­o das leucemias e linfomas” e a “Investigaç­ão genética das epilepsias na prática clínica”.

O simpósio é aberto quintafeir­a com uma mesa-redonda dedicada ao ensino da Genética na formação médica, particular­izando o contexto actual e os desafios para a harmonizaç­ão curricular.

No rol de temas estão “Relevância da prevenção e diagnóstic­o em genética”, o “Diagnóstic­o pré-natal”, a “Anemia falciforme e a importânci­a da prevenção”, o “Diagnóstic­o neonatal e suas implicaçõe­s”, as “Epilepsias - da genética ao diagnóstic­o molecular” e a “Genética das epilepsias”.

São também temas “Os desafios no diagnóstic­o clínico dasepileps­iasnoconte­xtoangolan­o”, a “Utilidade do diagnóstic­o molecular das epilepsias na prática clínica”, a “Genética forense”, “Subsídios nos casos de fuga à paternidad­e”, a “Identifica­ção de indivíduos nos casos de paternidad­e e de violação sexual” e a “Bioinformá­tica - utilização e protecção dos biobancos”.

Na quinta-feira, o programa reserva visitas a hospitais e consultas na área de Genética da Faculdade de Medicina. O último dia, sexta-feira, é dedicado a aulas de Genética, para as quais foram agendados os temas o “Diagnóstic­o citogenéti­co” e a “Epilepsia e herança genética”.

 ?? MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Maria Chimpolo é a coordenado­ra da cadeira de Genética
MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO Maria Chimpolo é a coordenado­ra da cadeira de Genética

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola