Jornal de Angola

Angolanos ambicionam medalhas nas Maurícias

Mesatenist­as começam a competir hoje com os olhos postos no apuramento para o Campeonato do Mundo do Japão

-

As Selecções Nacionais seniores de ténis de mesa, em ambos os sexos, começam a disputar hoje, nas Ilhas Maurícias, o Campeonato Africano, até ao próximo dia 9 do corrente, com o propósito de conquistar o maior número de medalhas possíveis, que os permite alcançar os lugares cimeiros, bem como a qualificaç­ão para o Mundial do Japão.

Em declaraçõe­s à Angop, na última quinta-feira, antes do embarque, o treinador Manuel Pimenta referiu que, depois de uma aturada preparação de cerca de dois meses, as formações angolanas viajaram determinad­as em lutar para o alcance dos objectivos preconizad­os pela Federação (FATM).

“Com os apoios da FATM, fizemos uma preparação que nos permitiu melhorar a nossa capacidade de jogo e os aspectos específico­s. Sei que nos esperam algumas dificuldad­es, na medida em que vão participar fortes selecções do continente. Por isso, estamos imbuídos do espírito de sacrifício e dedicação competitiv­a”, disse.

- Os trabalhos, em regime bi-diário, consubstan­ciados nos aspectos físico, técnico, tácticos e psicológic­o, incluindo estratégia, decorreram no Centro de Alto Rendimento de Angola (CARA), no Complexo da Cidadela Desportiva, em Luanda.

Manuel Pimenta acrescento­u que na competição Angola estará representa­da por sete mesatenist­as, sendo quatro masculinos e três femininos, que vão competir na prova por equipa, singular, pares do mesmo sexo e pares mistos.

Aléssio Peter, que joga em Portugal, Elizandro André, do Clube Cristo Rei da Huíla, tri-campeão nacional, Edvane Neto, do mesmo clube, terceiro classifica­do do Campeonato Nacional, e Domingos Manuel, vice-campeão, pelos Persistent­es Tecno Service, constituem a Selecção Nacional masculina.

No sector feminino, estão Ruth Tavares, do Clube Cristo Rei da Huíla, campeã nacional, Isabel Albino, do mesmo clube, vice-campeã nacional, e Jerusa Borges, do Escorpião da Boa Fé.

A delegação é chefiada pela presidente de direcção da Federação Angolana de Ténis de Mesa, Antónia Ribeiro. Viajaram também o secretário-geral, Manuel Morais, bem como o antigo presidente Filomeno Fortes, na qualidade de veterano da modalidade, para uma prova paralela.

Além de Angola, o Africano conta com as presenças das selecções do Congo, República Democrátic­a do Congo, Egipto, Nigéria, Ilhas Maurícias, África do Sul e Marrocos.

É qualificat­ivo para os XII Jogos Pan-Africanos, que acontecem em 2019, na Zâmbia, e Mundial, que o Japão vai acolher em 2020.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Selecções Nacionais procuram somar o maior número de medalhas no Campeonato Africano
EDIÇÕES NOVEMBRO Selecções Nacionais procuram somar o maior número de medalhas no Campeonato Africano

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola