Jornal de Angola

FIBA anuncia mudanças em Outubro

-

A FIBA (Federação Internacio­nal de Basquetebo­l) divulgou uma série de mudanças técnicas nas regras da modalidade, que vão começar a vigorar para competiçõe­s nacionais e internacio­nais a partir de Outubro.

As alterações, prática comum da entidade de dois em dois anos (pós-Mundial e Jogos Olímpicos), visam actualizar a modalidade e conferir maior dinamismo ao jogo. As novas leis não são válidas para os jogos da NBA, mas podem ser adoptadas futurament­e.

Doravante, a equipa que ganhar ressalto ofensivo terá apenas 14 segundos de posse para definir novamente a jogada e não mais 24 segundos.

“É positivo para o dinamismo do jogo e adequado, consideran­do-se que a bola já está no ataque e não há necessidad­e de uma posse completa para organizar o ataque de novo”, elogiou Paulo Bassul, director técnico da liga brasileira da modalidade.

Cada equipa terá à disposição dois pedidos de desconto de tempo na primeira etapa do desafio e três no segundo tempo. Nos dois minutos finais do jogo, porém, a equipa só poderá pedir dois descontos, independen­te de não ter usado o terceiro a que tinha direito anteriorme­nte.

No tocante às faltas técnicas, o jogador que cometer duas estará automatica­mente expulso da partida e, ao adversário que sofreu a infracção, será concedido um lance livre seguido da posse de bola. Antes, a falta técnica contava somente como falta pessoal, sem perigo de exclusão e dava dois lances livres mais posse ao oponente.

Quanto à numeração dos jogadores, a regra anterior previa que as equipas teriam jogadores com numeração de 4 até 15, mas as federações permitiam nos seus campeonato­s nacionais o uso de qualquer número, desde que possuíssem até dois dígitos (4 até 99). Na nova norma, a FIBA adopta o mesmo sistema de numeração da NBA: as equipas têm direito a usar numeração de 0 e 00 e de 1 até 99.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola