Jornal de Angola

Angola e China preparam novo quadro de intercâmbi­o

- Santos Vilola | Pequim

O ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, anunciou ontem para meados ou finais do mês em curso novas negociaçõe­s “para definir um novo quadro geral de cooperação financeira” entre Angola e a China.

Manuel Augusto, que falava à imprensa, em Pequim, esclareceu que não devem ser assinados, à margem da Cimeira do FOCAC, acordos no sector financeiro, mas admitiu existirem negociaçõe­s finais para a conclusão destes acordos em breve.

A presença pela segunda vez consecutiv­a na capital chinesa do ministro das Finanças, Archer Mangueira, em menos de um mês é, segundo Manuel Augusto, prova destas negociaçõe­s.

“É possível que este acordo (sobre a definição do quadro geral de cooperação financeira) seja assinado na China ainda este ano”, disse. O ministro Manuel Augusto disse que a China está disposta a financiar projectos em África, mas uma das contrapart­idas, tal como definiu o seu Presidente, é a transparên­cia nos países que queiram concorrer a esse financiame­nto.

“Quando a China lançou esta Cimeira anunciou que tem mais de 100 mil milhões de dólares para cooperar com África. Tem dinheiro, vontade e capacidade, só que o Presidente Xi Jinping quer que a nova cooperação seja feita de forma rigorosa e transparen­te”, disse o ministro.

Em relação ao FOCAC, Manuel Augusto considera uma plataforma comum importante que correspond­e à evolução das relações entre o continente africano e a China. “Esta Cimeira espelha o estádio de desenvolvi­mento entre os países africanos e a China. A expectativ­a cresce à volta deste encontro porque sabemos que a China pretende pôr em prática a doutrina de Xi Jinping, que é recuperar a “Rota da seda”.

Em relação à presença de Angola na Cimeira, o ministro lembrou: “somos um dos maiores parceiros da China em África e temos, com isso, interesses particular­es”.

O ministro lembrou que, além de participar no debate geral da Cimeira, o Presidente João Lourenço discursa numa mesa redonda e participa também no fórum económico que junta o líder chinês e homólogos africanos e homens de negócios.

Manuel Augusto indicou que a delegação angolana vai assinar um memorando e um acordo durante a Cimeira. “O memorando vai estabelece­r um quadro qualitativ­o e não necessaria­mente quantitati­vo da nossa cooperação”, esclareceu. O acordo a ser assinado é sobre uma doação da China de um centro de formação profission­al no Huambo.

 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ministro Manuel Augusto está com o Presidente na China
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Ministro Manuel Augusto está com o Presidente na China

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola