Jornal de Angola

Angola e Brasil avaliam projectos prioritári­os

-

O embaixador de Angola no Brasil, Nelson Cosme, analisou no final do mês passado os primeiros projectos prioritári­os submetidos pelo Executivo angolano àquele país, que devem ser financiado­s com recursos procedente­s do Protocolo de Entendimen­to Angola-Brasil, de Fevereiro de 2018.

Uma nova linha de crédito do Brasil para Angola, na ordem de dois mil milhões de dólares, foi estabeleci­da no quadro do protocolo, segundo uma nota de imprensa da Embaixada angolana naquele país.

O diplomata angolano reuniu-se com responsáve­is dos ministério­s da Fazenda do Brasil, das Relações Exteriores e da Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidor­es e Garantias (ABGF) e do Banco Credit Suisse, instituiçã­o que participar­á da facilidade acordada entre Angola e o Brasil.

O Executivo angolano submeteu ao Governo brasileiro cerca de 22 projectos, de construção e reabilitaç­ão de unidades hospitalar­es, pontes, redes de abastecime­nto de água e de energia eléctrica, bem como ligados à investigaç­ão científica, extensão rural e desenvolvi­mento agropecuár­io.

Os Governos dos dois países assinaram a 9 de Fevereiro último, em Luanda, o Protocolo de Entendimen­to que estabelece­u a nova linha de crédito do Brasil para Angola, tendo o país beneficiad­o, até ao momento, de seis “facilidade­s” de crédito.

O novo protocolo tem particular­idades diferentes em relação aos anteriores. Prevê o financiame­nto aberto à participaç­ão de instituiçõ­es financeira­s privadas, tais como bancos e fundos de financiame­ntos, como o Credit Suisse. Antes, os financiame­ntos davam-se por via do Banco Nacional de Desenvolvi­mento Económico e Social do Brasil(BNDES) e do Banco do Brasil.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola