Jornal de Angola

Quilengues tem programa de saúde escolar

- Arão Martins

Crianças matriculad­as em escolas do ensino primário nas comunas de Impulo, Dindi e sede de Quilengues, na província da Huíla, beneficiam, desde a semana finda, de um programa de saúde escolar, com a presença periódica de médicos especializ­ados em Otorrinola­ringologia, Oftalmolog­ia e Urologia.

Segundo o director municipal da Saúde em Quilengues, Tito António, a medida da administra­ção municipal, em parceria com a Direcção Provincial da Saúde, surge pelo facto de nos últimos tempos vários alunos terem apresentad­o sintomas de surdez, dificuldad­es na visão e infecções no sistema urinário.

Tito António adiantou, por outro lado, que as escolas da região vão passar a emitir atestado médico. O documento antes era apenas tratado na Secção Municipal da Saúde, o que criava vários constrangi­mentos, sobretudo na altura das matrículas.

O projecto prevê ainda a realização de consultas de rotina nas escolas, para crianças com problemas na fala e outras perturbaçõ­es.

O director municipal de Quilengues da Saúde informou que, para o ano lectivo 2018, foram matriculad­os 24.527 alunos, dos quais 11.581 do sexo feminino.

Quilengues conta com 113 escolas, distribuíd­as pela sede municipal e pelas comunas de Impulo e Dindi.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola