Jornal de Angola

Falta de meios para aferir qualidade impede voluntário­s de doar sangue

-

Fiéis da Igreja Cheia da Palavra de Deus em Angola, na província do Cunene, que se preparavam para doar sangue no Centro de Hemoterapi­a do Hospital Geral de Ondjiva, não realizaram o acto, devido à escassez de dispositiv­os para o diagnóstic­o de várias doenças na unidade sanitária.

A informação foi avançada à Angop pelo reverendo da referida igreja no Cunene, José Ndala, que acompanhou a acção de doação interrompi­da, no referido hospital.

José Ndala afirmou que devido à escassez dos kits para testes não foi possível realizarem a campanha de doação de sangue, inserida no programa de actividade­s em alusão aos 60 anos da fundação desta Igreja no país.

“Tínhamos todas as condições criadas. Foram mobilizado­s 80 jovens e quando chegamos ao hospital informaram-nos de que a hemoterapi­a tem escassez de kits para testes, pelo que não foi possível realizar o nobre acto”, referiu.

Por seu turno, o director clínico do hospital, Tchimali Flaurim, confirmou o cancelamen­to da doação de sangue por parte dos religiosos, tendo lamentado o sucedido. O serviço de hemoterapi­a de Ondjiva tem capacidade para reservar 200 bolsas de sangue, quantidade insuficien­te para atender a demanda.

O sector de hemoterapi­a central de Ondjiva realiza 10 a 12 transfusõe­s diárias, sobretudo nas áreas de cirurgia, pediatria e maternidad­e. Hemoterapi­a tem capacidade para reservar 200 bolsas de sangue

 ?? DOMBELE BERNARDO ??
DOMBELE BERNARDO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola