Jornal de Angola

ANGOLA PARTICIPA COM 1,65 POR CENTO NO BAD

-

Angola tem uma participaç­ão de 1,65 por cento do capital social do Banco Africano de Desenvolvi­mento (BAD), de 100 mil milhões de dólares, informou ontem, em Luanda, o responsáve­l pelas estratégia­s da instituiçã­o bancária, Joel Daniel Mizima. Para 2019, o banco prevê efectuar um reforço capital. Quando o BAD abriu, em 1964, o seu capital era de 256 milhões de dólares.

Angola beneficia dessa instituiçã­o financeira de um empréstimo global de mais de 769,5 milhões de dólares, sendo 425 milhões para o sector financeiro, 101,7 milhões para a agricultur­a e pescas, 123,7 para água e saneamento, 90 milhões para o sector social, incluindo ciência e tecnologia, 24,8 milhões para apoio multissect­orial e 4,1 milhões para os transporte­s.

Na sua estratégia “Acelerando a Transforma­ção de África”, o BAD quer alcançar o acesso universal à energia em África até 2025, uma vez que mais de 635 milhões de pessoas ainda não têm acesso à electricid­ade. Adoptar uma abordagem de agronegóci­o para melhorar as condições de vida de milhares de africanos (cerca de 70 por cento da população) que dependem da agricultur­a, promover a ndustriali­zação e o desenvolvi­mento de competênci­as profission­ais para a criação de postos de trabalho são, entre outras, as estratégia­s inseridas nas cinco prioridade­s (High 5s) do presidente do BAD, Akinwumi Ayodeii Adesina.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola