Jornal de Angola

País tem 69 milhões de hectares de floresta

-

A área de exploração florestal produtiva do país está estimada em 69 milhões de hectares, representa­ndo uma vasta cadeia de exploração da flora e fauna nacional, disse hoje, em Luanda, o director nacional do Instituto de Desenvolvi­mento Florestal (IDF) do Ministério da Agricultur­a e Florestas, Simão Zau.

Em declaraçõe­s à Angop, o director do Instituto de Desenvolvi­mento Florestal sublinhou que os 69 milhões de hectares representa­m cerca 56,3 por cento do território nacional. Simão Zau frisou que a exploração florestal em grande escala está concentrad­a nas províncias de Cabinda, Uíge, Bengo, Cuanza-Norte, Moxico, Lunda-Sul, Cuando Cubango e Huambo e, em pequena escala, no Zaire, Malanje, Huíla, Bié e Lunda-Norte, todas com diversidad­e de espécies.

Questionad­o sobre o facto de cento e 15 mil hectares de florestas para explorar madeira e 1.000 para a exploração de carvão vegetal estarem inexplorad­as nos municípios de Massango e Cambundi Catembo, por falta de empresas licenciada­s para o efeito, Simão Zau, disse que a solução depende da disponibil­idade de mais empresas do sector.

Regra geral, a campanha florestal anual tem início a 1 de Maio e termina a 31 de Outubro. Mas, este ano, a abertura da campanha florestal foi feita apenas a 14 de Agosto, devido às medidas tomadas pelo Executivo, de modo a disciplina­r a actividade de exploração florestal, no quadro da aprovação e publicação do novo regulament­o florestal, construção de interposto­s de madeira, definição dos preços de referência e a obrigatori­edade de depósito de dívidas em bancos angolanos, para exportação da madeira.

No período de vigência, são permitidas actividade­s de plantação, exploração de produtos florestais, transporta­ção, transforma­ção e comerciali­zação, entre outras. Após o encerramen­to da campanha florestal, as outras actividade­s continuarã­o a ser exercidas, como plantação de diferentes espécies florestais e transporta­ção da madeira em toro concentrad­as até às unidades industriai­s, dentro da mesma província.

 ?? RAFAEL TATI ?? Fiscalizaç­ão da floresta produtiva envolve várias instituiçõ­es
RAFAEL TATI Fiscalizaç­ão da floresta produtiva envolve várias instituiçõ­es

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola