Jornal de Angola

Trocas comerciais registam declínio

- Madalena José

As trocas comerciais entre Angola e os Estados Unidos da América atingiram 3,4 mil milhões no final de 2017, disse o presidente da Câmara de Comércio Americana em Angola (AmCham Angola), Pedro Godinho.

Angola exportou produtos avaliados em 2,6 mil milhões e os Estados Unidos da América cerca de 800 milhões de dólares. O responsáve­l fez uma comparação com os dados referentes a 2008, em que as trocas comerciais entre os dois países foram seis vezes superiores às de 2017, atingindo 20.900 milhões de dólares, com as exportaçõe­s angolanas a situaremse nos 19 mil milhões e as dos EUA para Angola em 1,9 mil milhões.

Pedro Godinho, que falava no primeiro fórum de negócios realizado pela Câmara de Comércio Americana em Angola, informou que, para contrapor este declínio, a instituiçã­o que dirige pretende contribuir para a identifica­ção de outras áreas económicas, onde as empresas dos EUA podem estabelece­r parcerias sustentáve­is.

A AmCham Angola pretende também criar mecanismos necessário­s para a atracção de instituiçõ­es de ensino privado americano em Angola, desde a formação primária até à universitá­ria. Pedro Godinho disse que, para contrapor o declínio, a AmCham Angola pretende contribuir para a identifica­ção de outras áreas económicas, onde as empresas norte-americanas poderão estabelece­r parcerias sustentáve­is.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola