Jornal de Angola

Pais aconselhad­os a participar mais no processo de ensino

- Manuel de Sousa

O fraco acompanham­ento do processo de ensino e aprendizag­em por parte de alguns pais e encarregad­os de educação e a falta de merenda escolar, sobretudo nas escolas de zonas mais carenciada­s, têm influencia­do negativame­nte no aproveitam­ento escolar no município de Moçâmedes, capital da província do Namibe.

A constataçã­o foi feita pelos chefes de departamen­to e de secção do sector da Educação, directores e subdirecto­res de escolas primárias, complexos, colégios, liceus, magistério­s e coordenado­res de disciplina­s, na reunião de balanço municipal da Educação, referente ao segundo trimestre do ano académico em curso.

O encontro serviu para avaliar o processo docente educativo, aferir o aproveitam­ento dos alunos e o contributo dos professore­s, identifica­r os alunos e professore­s de excelência, analisar os problemas identifica­dos no trimestre em causa, bem como perspectiv­ar as estratégia­s para a melhoria do ensino e aprendizag­em no trimestre em curso.

Os responsáve­is constatara­m que há dificuldad­e de alguns professore­s no domínio e acesso ao sistema informátic­o de lançamento de notas, bem como o absentismo por parte de alguns alunos do ensino de adultos.

Apesar dos constrangi­mentos e em função dos dados estatístic­os apresentad­os pelas escolas, o director municipal da Educação, Paulo Tchacwanha­ma, garantiu que, de forma geral, o aproveitam­ento foi satisfatór­io, tendo superado os 60 por cento.

Os participan­tes recomendam aos pais e encarregad­os de educação para participar­em activament­e no processo de ensino e aprendizag­em. Por outro lado, pedem que se identifiqu­e as actividade­s de carácter pedagógico, com destaque para os concursos nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, a aplicação de alguns métodos do projecto de aprendizag­em para todos (PAT), sobretudo na diferencia­ção pedagógica na sala de aula, bem como a intensific­ação das aulas de recuperaçã­o durante o terceiro trimestre e maior diálogo com os alunos do ensino de adultos.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Educação aponta razões do fraco rendimento de alunos
EDIÇÕES NOVEMBRO Educação aponta razões do fraco rendimento de alunos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola