Jornal de Angola

Terra deverá atingir o ponto de não retorno

-

O planeta Terra está a caminhar rapidament­e para um ponto de não retorno, a menos que sejam tomadas medidas urgentes, avisa um grupo de cientistas num estudo publicado no Earth System Dynamics, publicação da União Europeia das Geociência­s. Segundo eles, esse ponto de não retorno poderá chegar até antes de 2035.

“Concluímos que resta muito pouco tempo antes que as metas de Paris se tornem impraticáv­eis mesmo com as estratégia­s de redução de emissões”, disse Henk Dijkstra, professor da Universida­de de Utrecht na Holanda.

O Acordo de Paris, do qual Donald Trump retirou os EUA, estabelece que se mantenha o aumento da temperatur­a média global abaixo dos 2º C em relação aos níveis da era pré-industrial e limitar o aumento de 1,5º C. Vários outros estudos e vários outros cientistas têm alertado no mesmo sentido de que o tempo urge e que o que está a ser feito não é suficiente nem suficiente­mente rápido.

Os cientistas envolvidos neste estudo agora publicado calcularam a rapidez com que o mundo teria que abraçar as energias renováveis para conseguir travar os efeitos das alterações climáticas e chegaram à data de 2035.

Assim, para evitar o impacto de alterações climáticas que poderiam desencadea­r catástrofe­s que deixariam o planeta inabitável, o mundo teria que viver de energias renováveis.

Ao apresentar essa data limite, sublinham os investigad­ores envolvidos no estudo, podem até estar a ser demasiado optimistas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola