Jornal de Angola

Reforçado Programa de vacinação de rotina

- Edivaldo Cristóvão

Na segunda-feira, dia 10, arranca em todo o país a campanha de vacinação de rotina, através do reforço de equipas avançadas e instalaçõe­s móveis, com convista a garantir uma cobertura universal de serviços para prevenir doenças e mortes de crianças.

As crianças até cinco anos de idade vão ser vacinadas, contra o sarampo, tétano neonatal, hepatite B, difteria, tosse convulsa e meningite, disse ontem, em Luanda, o secretário de Estado para Saúde Pública, José da Cunha, durante o Encontro Nacional de Avaliação do Programa Alargado de Vacinação.

O secretário de Estado lembrou que há sete anos não se registam casos de poliomieli­te, graças ao engajament­o do Executivo e à participaç­ão plena da população, com apoios da Organizaçã­o Mundial da Saúde (OMS), UNICEF e de outras organizaçõ­es”, disse.

O secretário de Estado referiu que, pelo facto do vírus continuar em circulação no Afeganistã­o, Paquistão e possivelme­nte na Nigéria, Angola não está livre de uma possível reintroduç­ão da poliomieli­te.O dirigente garantiu que os fundos para sustentabi­lidade do programa já estão disponívei­s e vão ser distribuíd­os em todos os municípios.

A primeira fase nacional de intensific­ação será garantida por equipas avançadas e móveis, que vão trabalhar até ao próximo dia 16 deste mês. O programa vai ser monitorado, através de uma plataforma criada recentemen­te, denominada DHIS2, que permite ver em tempo real o andamento do projecto.

A segunda fase do programa terá lugar de 8 a 14 de Outubro, a terceira e última fase decorre de 12 a 18 de Novembro próximo.

Ainda para este ano, o Executivo pretende actualizar o plano de respostas ao surto da pólio, com o aumento de conhecimen­tos dos técnicos sobre a gestão, investigaç­ão, avaliação de risco e metodologi­a de respostas a um eventual surto da doença.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Campanha de vacinação arranca na segunda-feira
EDIÇÕES NOVEMBRO Campanha de vacinação arranca na segunda-feira

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola