Jornal de Angola

Dívida total do país avaliada em 23 mil milhões de dólares

- Santos Vilola

O ministro das Finanças, Archer Mangueira, revelou ontem, em Pequim, que o stock da dívida (valor acumulado ao longo dos anos) de Angola à China está avaliado em 23 mil milhões de dólares.

Archer Mangueira, que integrou a delegação do Presidente da República, João Lourenço, que visitou Pequim, afirmou que, como mecanismos para o país ter acesso aos 60 mil milhões de dólares disponibil­izados pelo Presidente chinês aos países membros do FOCAC, o Executivo vai usar as boas relações de cooperação política, comercial e financeira.

“É no âmbito desta cooperação que vamos tratar com as autoridade­s chinesas a melhor forma de conseguir facilidade­s financeira­s”, disse à imprensa. O ministro indicou que o Presidente da República vai realizar uma visita de Estado à China e neste âmbito serão celebrados acordos financeiro­s.

Em relação ao financiame­nto de 60 mil milhões dados aos países africanos pela China em 2015, o ministro das Finanças disse que da parte angolana um conjunto de projectos foram implementa­dos no quadro de diferentes facilidade­s financeira­s estabeleci­das. “Este pacote não foi só para financiar e suportar projectos de investimen­tos públicos como serviu para financiar projectos do sector financeiro”, afirmou.

Em relação à nova ajuda dada pelos chineses aos países africanos, Archer Mangueira disse que é no âmbito das relações Estado a Estado que serão definidos os meca- nismos para a utilização deste pacote financeiro.

O ministro das Finanças admitiu que o novo acordo geral de cooperação que Angola negoceia com a China também compreende projectos que podem ser financiado­s pela ajuda milionária dos chineses. Archer Mangueira esclareceu, no entanto, que “os novos projectos a serem implementa­dos com o recurso ao financiame­nto chinês serão definidos no âmbito de um novo paradigma económico”.

 ?? DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ministro das Finanças falou das relações com a China
DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Ministro das Finanças falou das relações com a China

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola