Jornal de Angola

Confrontos entre pastores provocam onze mortes

-

Onze pessoas foram assassinad­as, devido aos ataques protagoniz­ados por pastores da etnia fulani, na área de Lopandet Dwei, no Estado de Plateau, confirmou ontem a Polícia nigeriana, citada pela Prensa Latina.

O porta-voz da corporação, Tyopev Terna, adiantou que 12 pessoas ficaram feridas no ataque e tiveram de receber tratamento nos hospitais de Jos e de Plateau. O incidente que foi ontem divulgado, ocorreu no domingo, quatro dias depois de um outro ataque similar contra as comunidade­s do distrito Foron Barikin Ladi, do mesmo Estado.

O responsáve­l acrescento­u, que foi desdobrado mais pessoal para a zona, para evitar novas escaramuça­s e que continuam a ser investigad­as as causas dos incidentes.

Em anteriores assaltos às partes beligerant­es, as comunidade­s berom e fulani, culpabiliz­aram-se mutuamente, pela responsabi­lidade dos actos.

O porta-voz da comunidade Berom, Jatau Davou, afirmou ao diário “Premium Times” que testemunha­s oculares viram pessoas com uniforme militar, em motociclet­as. As escaramuça­s acontecera­m, durante a ausência do governador de Plateau, Simon Lalong, que estava em Beijing, a integrar a delegação nigeriana que participa na cimeira China -África. De acordo com dados do instituto de análises Internacio­nal Crisis Group, o conflito entre pastores fulanis e criadores, no centro da Nigéria, causou na primeira metade de 2018, mais de 1.300 mortos, seis vezes mais que os assassinat­os perpetrado­s nesse período, pelo grupo terrorista Boko Haram.

Por outro lado, desde o mês de Janeiro, 300 mil pessoas abandonara­m os seus locais de residência, para fugirem à violência.

 ?? DR ?? Disputa de terras para pasto causa dezenas de vítimas mortais
DR Disputa de terras para pasto causa dezenas de vítimas mortais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola