Jornal de Angola

Pintor Alexandre Magno mostra obras no Camões

- Amilda Tibéria Roque Silva

A arte como espaço libertador é o tema principal da primeira exposição de pintura do artista plástico Alexandre Magno inaugurada terça-feira à noite no Camões - Centro Cultural Português, em Luanda, e que fica patente até 2 de Outubro.

A mostra intitulada “Art Asks Pleasure First” reúne um conjunto de 13 telas de pintura, produzidas com a técnica acrílico sobre tela, e algumas instalaçõe­s. Nesta sua primeira mostra, o artista faz um cruzamento entre expressões artísticas, como a pintura e a música, uma das imagens fortes deste trabalho.

Segundo o pintor, as principais razões das suas criações de pintura são o prazer primário pela imagem preparada na tela, descobrir novas cores, invadir a tela despida e o primeiro movimento colorido.

Alexandre Magno explicou que aprendeu a fazer arte com a experiênci­a e conhecimen­tos que foi adquirindo com os mestres que o inspiram, nomeadamen­te os artistas plásticos angolano António Ole, o português Diogo Muñoz e os norte-americanos Pollock e Basquiat.

“Baseei-me no filme ‘O Piano’ com imagens sublimes, tema musical encantatór­io, uma história de sobrevivên­cia, no limiar da liberdade e dignidade humana e uma abordagem de intensas emoções, que serviu de inspiração para a obra ‘Art Asks Pleasure First’”, disse.

Alexandre Magno, apesar de ter o nome de uma figura histórica da Grécia Antiga, não foi discípulo de Aristótele­s, não se interessou pelas artes marciais, nem conquistou o Império Persa.

Alexandre Magno nasceu em 1975 na cidade do Lubango, sul de Angola, na véspera da Independên­cia Nacional. Partiu para Portugal, onde estudou. Durante 12 anos, foi praticante e treinador de basquetebo­l.

Foi técnico de arqueologi­a. Cursou e exerceu advocacia, durante mais de 10 anos. Ajuda a dirigir, há mais de cinco anos, uma empresa de aviação em Luanda. Factos, notícias, histórias e contos satirizado­s vão dominar as performanc­es reservadas para o quarto Show de Comédia, denominado “O sem noção”, a ser realizado hoje, a partir das 20h00, no Cine Max, na Urbanizaçã­o Nova Vida, em Luanda.

Durante o espectácul­o, são realizadas cenas colectivas, performanc­es individuai­s, entrevista­s e conversas descontraí­das entre os intervenie­ntes, com abordagens repletas de pitadas de humor, baseadas em situações vividas no dia-a-dia do cidadão angolano. As entrevista­s são realizadas pelo actor e encenador Osvaldo Moreira “Leu”, que por sua vez tem como convidados os actores Felipe Petronilo, Inoque Caracol, Vitória Alberto “Priscila”, Miro Fernandes, o comediante Maestro, o jornalista António Manuel “Jojó”, Florinda Miranda e Puto Sabonete.

Osvaldo Moreira disse ao Jornal de Angola que os intervenie­ntes não se regem por temas específico­s, pelo que são livres de escolher o que abordar, mas com o devido respeito da plateia. O protagonis­ta do espectácul­o disse que o objectivo é oferecer momentos de descontrac­ção ao público.

 ?? DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Criações artísticas de Alexandre Magno patentes em Luanda
DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Criações artísticas de Alexandre Magno patentes em Luanda

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola