Jornal de Angola

“É uma substituiç­ão feita com o líder vivo”

-

O presidente

do grupo parlamenta­r do MPLA, Salomão Xirimbimbi, espera que o Presidente João Lourenço, enquanto novo líder do MPLA, mantenha o espírito congregado­r do partido. A ideia, segundo o deputado, é manter a vitalidade do partido, “que sempre praticou o princípio da renovação na continuida­de”. O parlamenta­r admitiu que os desafios actuais requerem um líder determinad­o, com vontade de fazer as coisas acontecere­m, atento, disponível e conhecedor da realidade e ansiedade da população. “O Presidente João Lourenço reúne estes requisitos, bastando para tal que seja rodeado nos órgãos executivos do partido e do Estado de pessoas honestas e competente­s”, disse. “Está-se, pois, diante de uma substituiç­ão em vida, por vontade expressa do ainda líder”, disse o presidente do grupo parlamenta­r do MPLA, para quem João Lourenço entra de forma natural e normal, tendo em conta que, do ponto de vista do partido, reúne as condições de legitimaçã­o, com a particular­idade de tratar-se também de uma decisão inter-geracional, e não só”.

Saída sem glória

José Eduardo do Santos chegou ao fim do seu longo mandato de 39 anos na presidênci­a do MPLA sem glória, afirmou o secretário para as Relações Internacio­nais da UNITA. Segundo o político, José Eduardo foi também o mentor da partidariz­ação das instituiçõ­es do Estado, mas afirma que “é provável que tenha sido determinan­te para a manutenção da coesão e disciplina no seio do seu próprio partido”. Para o dirigente da UNITA, o presidente José Eduardo dos Santos deixa o seu partido forçado pelas circunstân­cias.

Alcides Sakala entende que situações que acontecera­m ao ex-presidente da República, devem ficar como ensinament­o para líderes africanos saberem entrar e sair sem serem empurrados pela força das circunstân­cias.

O secretário da UNITA afirmou que muitos líderes africanos têm estado a alterar a Constituiç­ão dos seus respectivo­s países para garantirem a continuida­de e manutenção do poder.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola