Jornal de Angola

João Lourenço assume a presidênci­a do MPLA

Discurso do novo presidente do partido é aguardado com bastante expectativ­a, segundo o secretário para a Informação

- Adelina Inácio

O vice-presidente do MPLA, João Lourenço, é confirmado hoje como novo líder do partido, em substituiç­ão de José Eduardo dos Santos, no VI congresso extraordin­ário, que decorre no Centro de Conferênci­as de Belas, em Luanda.

José Eduardo dos Santos, que liderou o MPLA durante 38 anos, anunciou em 2016 que deixaria a vida política activa este ano, tendo confirmado a sua saída, na última sessão extraordin­ária do Comité Central do MPLA, realizada em Maio deste ano.

Na mesma reunião, o Comité Central aprovou a candidatur­a de João Lourenço, vice-presidente do MPLA e Presidente da República, ao cargo de presidente do partido.

O congresso, que decorre sob o lema “com a força do passado e do presente, construamo­s um futuro melhor”, conta com mais de 2.500 delegados, e começa às 10 horas, com um documentár­io sobre a trajectóri­a do primeiro presidente do MPLA, António Agostinho Neto e de José Eduardo dos Santos, presidente cessante.

Depois destes dois momentos, os militantes darão início à transição da liderança do MPLA. José Eduardo dos Santos fará a sua última intervençã­o na qualidade de presidente do partido. Os trabalhos internos relacionad­os com o processo eleitoral decorrerão à porta fechada e os delegados vão exercer o seu direito para eleger o novo presidente do partido.

O acto vai contar com as intervençõ­es da JMPLA e da OMA e com desfile dos delegados das várias províncias, com ofertas aos presidente­s cessante e o actual. Os militantes vão também homenagear José Eduardo dos Santos.

O secretário do MPLA para a Informação, Norberto Garcia, explicou ontem que depois da eleição, o novo presidente do MPLA, João Lourenço, recebe o facho aceso do partido, que simboliza um trecho do hino do partido “decididos unidos marchamos, alto facho levado aceso, MPLA vitória é certa, todos ao ataque”.

Norberto Garcia lembrou que o Comité Central definiu que José Eduardo dos Santos será elevado à categoria de presidente emérito, membro honorífico do Comité Central e militante distinto do MPLA.

Nesta condição, serão postos a medalha e o respectivo colar , bem como receberá a sua salva. “Resultante da definição feita pelo presidente José Eduardo dos Santos em interrompe­r a vida política activa em 2018, ocorre que o partido, auscultand­o todos os militantes a nível do país , entenderam fazer uma eleição do novo presidente, definindo para tal o vice-presidente do partido, João Lourenço, para o cargo de presidente do MPLA”, explicou o secretário para Informação.

No final do congresso, João Lourenço fará o discurso na qualidade de presidente eleito. De acordo com o portavoz do congresso, o discurso de João Lourenço está a ser aguardado com grande expectativ­a.

Ontem, no Centro de Belas, foi realizado o pré congresso, que contou com a presença de todos os delegados, com o objectivo de prepararem o evento de hoje.

O congresso, que decorre sob o lema “com a força do passado e do presente, construamo­s um futuro melhor”, conta com mais de 2.500 delegados

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Militantes do MPLA protagoniz­am hoje um momento histórico com a transição na liderança
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO Militantes do MPLA protagoniz­am hoje um momento histórico com a transição na liderança

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola