Jornal de Angola

Energia e Águas analisam melhoria dos serviços

- Adão Diogo| Saurimo

A cidade de Saurimo acolhe, entre segunda e quarta-feira, o Oitavo Conselho Consultivo do Ministério da Energia e Águas, com participaç­ão de figuras da estrutura central do sector, representa­ntes de todas as províncias e vários convidados.

A melhoria na prestação de serviço é o lema do encontro, que analisa, entre outros assuntos, temas como “A integração do sistema energético Leste, premissas para o desenvolvi­mento sustentáve­l e industrial”, “Optimizaçã­o de recursos e procedimen­tos para melhorar o fornecimen­to”, “Estratégia do Governo do Cunene para a expansão do abastecime­nto de água e distribuiç­ão de energia eléctrica”.

O painel inclui uma caracteriz­ação do sector nas províncias do Namibe e Huambo, apresentaç­ão do plano director de desenvolvi­mento do sistema eléctrico dentro dos próximos 40 anos, o acesso aos serviços de energia nas zonas rurais e das linhas mestras na relação entre Angola e a Agência Internacio­nal de Energia Atómica.

Os participan­tes vão apreciar o relatório de actividade­s desenvolvi­das durante o ano passado, a contribuiç­ão dos projectos estruturan­tes do sector eléctrico para o desenvolvi­mento socioeconó­mico do país, os avanços do programa “Água para todos”, a emportânci­a das águas subterrâne­as no país e o novo tarifário de distribuiç­ão.

Em relação ao balanço das empresas públicas e comissões de gestão e do gabinete de estudo planeament­o e estatístic­a os organizado­res auguram colher subsídios sobre a melhoria do fornecimen­to de água à província de Luanda, com base nos indicadore­s de desempenho e desafios a serem apresentad­os por prelectore­s de diferentes esferas e de áreas de serviço do sector.

De acordo com o director do sector na Lunda-Sul, Agostinho Piedade, os preparativ­os decorrem sem sobressalt­os para dignificar a província.

Entre os actos em curso, destaque para a montagem de uma tenda gigante, com todos os requisitos para oferecer conforto aos participan­tes, num troço da rua do cine Chicapa, delimitado com cones e presença de agentes da Polícia Nacional para garantir a ordem.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola