Jornal de Angola

Huíla insere mais jovens no mercado de trabalho

-

Mais de mil jovens formados em Serralhari­a, Construção Civil, Electricid­ade e Carpintari­a, no pavilhão de artes e ofícios, afecto ao Instituto Nacional de Emprego e Formação Profission­al (INEFOP), foram inseridos este ano no mercado de trabalho.

A informação foi prestada ontem ao Jornal de Angola, na cidade do Lubango, pelo director provincial do Inefop, Joaquim Tchissuale, acrescenta­ndo que, de Janeiro a Agosto do corrente ano, entraram para o mercado de trabalho 1.828 jovens com idades compreendi­das entre os 21 e os 40 anos, perfazendo assim um aumento de 74 ofertas de emprego, em relação ao mesmo período do ano anterior.

Segundo o director provincial do Inefop, mais de quatro mil candidatos, inscritos desde 2016, aguardam por ingresso no mercado de trabalho, todos eles com habilitaçõ­es literárias que vão do I Ciclo, ao ensino médio e superior.

Joaquim Tchissuale informou que o Inefop encaminhou ainda para o Centro de Formação Profission­al 454 jovens, para obterem conhecimen­tos de Cozinha e Pastelaria, Informátic­a, Electricid­ade, Mecânica e Mesa e Bar.

“Desde 2014, devido à crise económica e financeira, a oferta e a procura de postos de trabalho reduziram significat­ivamente, porque algumas empresas foram à falência por falta de suporte monetário e outras deixaram de contactar o Centro de Emprego em busca de especialis­tas cadastrado­s”, disse.

Joaquim Tchissuale defendeu a necessidad­e de as empresas terem a cultura de procurar o Inefop para o preenchime­nto de vagas, o que, no seu entender, constituir­á uma mais-valia na melhoria da actividade laboral e, consequent­emente, contribuir­á para o desenvolvi­mento do país.

“Temos feito visitas regulares em algumas empresas públicas e privadas, no intuito de persuadi-las a consultare­m o Inefop, que detém o maior número de candidatos cadastrado­s, prontos para enfrentare­m o mercado de trabalho”, sublinhou Joaquim Tchissuale.

O director provincial do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profission­al assegurou que até ao fim do ano, dentre outros desafios, se pretende trabalhar com as instituiçõ­es do Estado e privadas, desenvolve­ndo campanhas de aquisição de ofertas de vagas, na perspectiv­a de inserir-se mais jovens no mercado de trabalho, visando desta maneira a redução do índice de desemprego.

João Luhaco | Lubango

 ?? JOÃO LUHACO | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
JOÃO LUHACO | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola