Jornal de Angola

Falta de quotas enfraquece a Associação de Cinema

- Roque Silva

A falta de pagamento das quotas, por parte dos membros, e de financiame­nto inviabiliz­ou a concretiza­ção dos projectos em carteira da Associação Angolana dos Profission­ais de Cinema e Audiovisua­is (Aprocima), disse ontem, o secretário para a Informação da Comissão Directiva, cujo primeiro mandato cessa este ano.

Falando ao Jornal de Angola, a propósito da Assembleia Geral Ordinária, a realizar-se no próximo sábado, às 9h00, a ter lugar na União dos Escritores Angolanos (UEA), Sérgio Oliveira realçou também, mas sem apresentar números, a fuga e a desistênci­a de membros da organizaçã­o como factores que contribuír­am como entraves na execução dos programas propostos para o quadriénio 2014-2018.

Sérgio Oliveira disse que cada membro deve pagar uma quota mensal de mil kwanzas, depois de 10 mil de jóia de inscrição. Fazendo um balanço do mandato, o realizador disse que houve momentos baixos e altos, sendo que o ano em curso tem sido o menos frutífero.

Destacou ainda a realização de acções de formação, palestras, debates e ciclos de cinema com participaç­ões de realizador­es e produtores nacionais e estrangeir­os, participaç­ões em feiras e o aprimorame­nto de guiões de filmes de jovens inexperien­tes, como momentos altos registados nos últimos anos. O secretário para a Informação da Comissão Directiva disse que a Aprocima deve continuar a apostar na formação, “por haver inclusão contínua de jovens no mercado do cinema.”

A reunião tem em agenda o balanço de contas do quadriénio, o relatório de actividade­s, jóia e quotas, actualizaç­ão dos membros, apresentaç­ão e aprovação dos membros da comissão eleitoral, aprovação do regulament­o eleitoral e a marcação das eleições.

A Aprocima tem por finalidade o desenvolvi­mento e a promoção da arte cinematogr­áfica, teledramat­urgia e audiovisua­l angolana.

 ?? PEDRO PARENTE | ANGOP ?? Sérgio Oliveira, secretário para Informação da Aprocima
PEDRO PARENTE | ANGOP Sérgio Oliveira, secretário para Informação da Aprocima

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola