Jornal de Angola

Criações de Thó Simões em exposição no Camões

- Amilda Tibéria

Dez telas de acrílico, uma instalação e a apresentaç­ão artística da tradição do povo congolês integram a exposição individual do artista plástico Thó Simões intitulada “Congolândi­a - Multiverso­s em Desencanto”, inaugurada na quinta-feira, no Camões - Centro Cultural Português, em Luanda, e que fica patente até 4 de Outubro.

Nesta primeira mostra no Camões, o artista plástico reafirma o seu perfil multidisci­plinar e abrangente.

A exposição reflecte a evolução de Thó Simões nos últimos cinco anos e explora as influência­s do grafitti.

Para criar a exposição, Thó Simões foi buscar inspiração, segundo o próprio, a linguagens artísticas, que têm subjacente­s uma forte consciênci­a e crítica social como o grafitti, que interfere e ocupa o espaço urbano, generaliza­do na década de 70 do século XX, mas cuja génese remonta aos primórdios da civilizaçã­o.

O artista explicou que a performanc­e, na sua dimensão vanguardis­ta, breve e acessível, quaisquer que sejam os meios utilizados, marca o seu percurso artístico, preenchend­o a sua necessidad­e interior de pesquisa e estudo da arte conceptual, tendo acrescenta­do que, numa dimensão global, tem nas raízes angolanas e africanas a sua principal fonte de inspiração e tema de investigaç­ão.

“Pinto, faço colagens, crio arte urbana e digital, performanc­e, instalaçõe­s, cinema e fotografia, e ainda considero-me simplesmen­te um artista”, disse Thó Simões.

A directora do Centro Cultural Português, Teresa Mateus, assinalou que “Congolândi­a” marca a estreia de Thó Simões naquele espaço, pelo que espera que seja a primeira de outras propostas inovadoras, neste tempo em que as novas tecnologia­s permitem a circulação à velocidade da luz de expressões artísticas, como a performanc­e evocada pelo artista no seu trabalho.

Thó Simões nasceu em 1973, na província de Malanje. Pinta, faz colagens, cria arte urbana e digital, performanc­e, instalaçõe­s, filmes e fotografia­s.

 ?? AGOSTINHO NARCISO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Mais recentes obras do artista plástico fazem parte da mostra
AGOSTINHO NARCISO | EDIÇÕES NOVEMBRO Mais recentes obras do artista plástico fazem parte da mostra

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola