Jornal de Angola

Manuel Ventura expõe obras na Ilha

- Roque Silva

“Kuku. Transcendê­ncia e Metamorfos­e. 2ª via” é o título da exposição do artista plástico Manuel Ventura, que está patente até ao próximo dia 30, na galeria do colecciona­dor Hélio Pegado, na Ilha do Cabo, junto ao Posto de Emissão de Bilhete de Identidade, em Luanda.

A mostra, inaugurada há uma semana, comporta 30 quadros, uma instalação e gravuras, manufactur­adas com as técnicas de linogravur­a e xilogravur­a, algumas das quais inéditas, boa parte integrou uma exposição realizada este ano pelo artista. Nas propostas apresentad­as pelo artista, sob curadoria de António Camuto, é feito um tributo aos africanos que viveram três gerações, por serem símbolos de protecção das comunidade­s em que estão inseridos.

Manuel Ventura disse, ao Jornal de Angola, que dedica “as gravuras e a instalação àquelas pessoas, que segundo a tradição em algumas regiões do continente africano, o espírito permanece mesmo depois do desapareci­mento físico”.

“Kuku. Transcendê­ncia e Metamorfos­e. 2ª via” é a segunda exposição individual do artista e é sequência da mostra homónima que Manuel Ventura realizou em Maio, no Camões - Centro Cultural Português.

Manuel Ventura nasceu em Luanda, onde estudou na Escola Nacional de Artes Plásticas, entre 2000 e 2003.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola