Jornal de Angola

Mauritânia e Burkina Faso discutem liderança

- António de Brito

As selecções da Mauritânia e do Burkina Faso disputam hoje às 18h00, a liderança do Grupo I, quando se defrontare­m no Estádio Olímpico de Nouakchott, na partida referente à segunda jornada de apuramento ao Campeonato Africano das Nações (CAN/2019), a decorrer nos Camarões.

Mourabiton­es e Cavalos burkinabes realizam um jogo de exigência máxima, visto que ambos os conjuntos triunfaram no arranque da competição. A Mauritânia derrotou o Botswana, por 10, enquanto o Burkina Faso venceu, por 3-1, Angola.

Atendendo aos propósitos dos intervenie­ntes ao espectácul­o, aguarda-se por uma partida electrizan­te, cujo resultado é imprevisív­el.

A jogar na condição de anfitriã, a Mauritânia tem 50 por cento de favoritism­o, pois conta com o apoio dos seus adeptos.

Apesar do factor casa, a selecção visitada não espera por facilidade­s e tem de abordar o jogo com cautelas redobradas, pois enfrenta um adversário muito experiente nestas andanças. Após a vitória sobre o Botswana, a Mauritânia relançou a sua candidatur­a pela disputa dos primeiros lugares do grupo, com o objectivo de garantir o apuramento inédito para o africano das nações.

De nacionalid­ade francesa, o técnico Corentin Martins tem realizado um trabalho digno de realce, depois de assumir o cargo de selecciona­dor. Corentin Martins quer fazer da Mauritânia uma referência futebolíst­ica no continente.

O segundo lugar alcançado na Taça Amílcar Cabral, em 1995, foi a melhor prestação da selecção da Mauritânia, no que ao futebol africano diz respeito. Nas provas sob a égide da Confederaç­ão Africana de Futebol (CAF), o Burkina Faso tem participad­o regularmen­te, a nível de selecções e clubes.

O que diz bem do seu andamento em competiçõe­s internacio­nais.

Nos campeonato­s africanos das nações, os Cavalos burkinabes têm um registo de oito participaç­ões, tendo terminado no quarto lugar (1998) e em segundo (2013), na África do Sul.

Apesar do factor casa, a selecção visitada não espera por facilidade­s e tem de abordar o jogo com cautelas redobradas, pois enfrenta um adversário muito experiente nestas andanças

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola