Jornal de Angola

Quase 90 elefantes mortos no Botswana

-

Pelo menos 87 elefantes foram mortos nas últimas semanas no Botswana, junto de um conhecido santuário da espécie no Delta do Okavango. O aumento do abate ilegal destes animais coincide com a recente decisão governamen­tal de desarmar as unidades de combate à caça furtiva — e que não foi oficialmen­te justificad­a pelo Executivo do recentemen­te empossado Presidente Mokgweetsi Masisi.

“Estou chocado, completame­nte estupefact­o. A escala da caça furtiva a elefantes é, de longe, a maior que alguma vez vi ou sobre a qual li até à data em qualquer parte de África”, disse à BBC Mike Chase, responsáve­l da organizaçã­o Elephants Without Boarders (Elefantes sem Fronteiras), que luta pela conservaçã­o da espécie.

As carcaças dos elefantes foram encontrada­s durante um levantamen­to aéreo que decorre desde Abril e irá estender-se até Outubro. Os números relativos à população de elefantes recolhidos até ao momento são considerad­os preocupant­es. Os investigad­ores admitem que vão ser encontrado­s mais animais mortos.

Além dos elefantes, os cientistas registaram ainda o abate ilegal de, pelo menos, cinco rinoceront­es brancos no espaço de três meses.

O Botswana tem uma das maiores populações africanas de elefantes, contabiliz­ando pelo menos 130 mil exemplares — um número que se mantém estável há aproximada­mente 15 anos. O cenário é bem diferente no resto de África. O último grande censo de elefantes, conduzido em 2015, indicava a perda de um terço da população continenta­l. A Tanzânia, por exemplo, perdeu 60 por cento dos seus elefantes em cinco anos.

 ?? DR ?? Autoridade­s twanesas apertam o cerco aos caçadores furtivos
DR Autoridade­s twanesas apertam o cerco aos caçadores furtivos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola