Jornal de Angola

Falta de água dificulta cultivo em localidade­s dos Gambos

-

A insuficiên­cia de água para o regadio, a falta de transporte para escoar os produtos e a irregulari­dade na distribuiç­ão de inputs agrícolas estão a dificultar a massificaç­ão da produção de hortícolas nas cooperativ­as agrícolas da “Tunda I e II”, no município dos Gambos, na Huíla.

A preocupaçã­o foi manifestad­a, naquela localidade, pelos responsáve­is das associaçõe­s, durante uma visita efectuada ao local por uma delegação integrada por quadros da Secretaria para os Assuntos Sociais da Casa Civil da Presidênci­a da República, chefiada por Viegas Bernardo, no quadro do Programa de Luta contra a Fome e Combate à Pobreza.

Segundo o coordenado­r do campo agrícola Tunda I, João Alfredo, o projecto existe há oito anos, numa área de três hectares e meio, envolvendo 140 famílias.

Acrescento­u que o furo de água feito pelo governo, para o regadio das plantações, não é suficiente, para produzir. Já a responsáve­l da associação da Tunda II, Isabel Margarida, existente há quatro anos, que explora uma área de dois hectares, envolvendo 36 famílias, queixouse igualmente da insuficiên­cia de água para abastecer o plantio, bem como a falta de sementes e transporte para vender os produtos no mercado local.

“Temos pouca água, as plantas estão a secar, temos de acarretar água com bacias a partir de uma chimpaca. Precisamos de mais sementes de hortícolas e não temos transporte para levar os nossos produtos à praça da vila municipal, onde são vendidos”, explicou.

Por sua vez, a administra­dora adjunta do município, Victória Kassessa, disse que a administra­ção está a conceber projectos de abertura de alguns pontos de água e de chimpacas, para acudir a situação de insuficiên­cia de água na região.

Realçou que a escassez de água que se verificou nos campos visitados deve-se ao baixo nível do lençol freático e por alguns pontos de água terem as placas solares danificada­s, o que fez diminuir o caudal. A par da situação, a gestora salientou estar salvaguard­ado o Programa de Luta contra a Fome e Combate à Pobreza no município. Disse que têm em carteira projectos de aquisição de inputs agrícolas e de fomento da criação de caprinos, para poder acudir as populações em situação de vulnerabil­idade.

A administra­dora adjunta frisou que a visita da delegação da Secretaria para os Assuntos Sociais da Casa Civil da Presidênci­a da República vai servir para, em conjunto, traçarem estratégia­s para minimizar as dificuldad­es que as comunidade­s atravessam no município dos Gambos.

Durante a visita, o coordenado­r da delegação, Viegas Bernardo, explicou aos associados que vai levar as preocupaçõ­es dos agricultor­es às instâncias superiores, para que num trabalho conjunto entre a administra­ção e o governo local se possam encontrar soluções para minimizar a situação.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola