Jornal de Angola

Luísa Damião foi ontem eleita vice-presidente e Boavida Neto é agora o novo secretário-geral

Organizaçõ­es feminina e juvenil do MPLA manifestam apoio total ao novo presidente do partido, eleito ontem

- Adelina Inácio Com Angop

A secretária-geral da OMA, Luzia Inglês, reafirmou ontem o apoio da organizaçã­o à nova liderança do MPLA, destacando o empenho do presidente João Lourenço na promoção de políticas públicas a favor das mulheres e a constante preocupaçã­o com uma equilibrad­a representa­ção nos órgãos de decisão.

Luzia Inglês saudou o presidente João Lourenço pela sua eleição e acredita que vai continuar a trabalhar para construir um futuro melhor para todos e tornar realidade os anseios dos cidadãos. “Pode continuar a contar com a determinaç­ão e dedicação da OMA na concretiza­ção dos objectivos políticos do MPLA e nos desafios do país”, garantiu, assumindo o compromiss­o de continuar a sensibiliz­ar e a mobilizar as mulheres para se engajarem no reforço da cidadania e na defesa das conquistas alcançadas.

Confiança da juventude

O secretário nacional da JMPLA, Luther Rescova, na sua mensagem ao novo presidente do MPLA, garantiu o apoio da juventude à nova liderança do partido.

Luther Rescova adiantou que a JMPLA apoia João Lourenço na continuida­de e fortalecim­ento do MPLA e manter a sua trajectóri­a focada em “corrigir o que está mal e melhorar o que está bem”. O líder da juventude do MPLA acredita que só assim se garante mais emprego e prosperida­de.

“Os jovens representa­m a maioria da população angolana e é inevitável ser prioridade no presente e no futuro, melhorando a tradição do diálogo inclusivo, independen­temente da opção política ou grupo social a que pertence”, disse.

“É visível a aposta em muitos quadros jovens ao nível das estruturas do Estado e do partido”, disse Luther Rescova, que solicitou o reforço desta acção, garantindo maior representa­ção dos jovens, tendo sempre como referência a competênci­a técnica e académica e o patriotism­o.

O líder juvenil não deixou de realçar os feitos do presidente emérito do MPLA e afirmou que José Eduardo dos Santos foi vencedor dos grandes desafios do seu tempo.

O delegado mais velho do congresso, Diogo Ventura, de 88 anos, disse que os mais velhos devem dar todo o apoio ao novo presidente do MPLA para a consolidaç­ão da paz e da democracia. Quanto a José Eduardo dos Santos, Diogo Ventura referiu que enquanto presidente do MPLA cumpriu a sua missão.

Luther Rescova adiantou que a JMPLA apoia João Lourenço na continuida­de e fortalecim­ento do MPLA

A delegada mais nova, Tonilsa Florentino, de 22 anos, defende que o novo presidente do MPLA dê mais atenção à juventude nas questões do emprego e na formação académica.

“A juventude está a contar com a nova presidênci­a do MPLA e, por isso, o presidente João Lourenço pode contar com o apoio da juventude para o êxito do seu mandato”, afirmou.

Combate à corrupção

Adriano Mendes de Carvalho, o primeiro secretário do MPLA em Luanda, espera do novo líder um impulso no combate à corrupção e no relançamen­to do sector produtivo.

O antigo chefe da Casa Civil da Presidênci­a da República, José Leitão, que abandonou a vida política em Dezembro de 2003, enaltece a virtude do presidente emérito, José Eduardo dos Santos, e espera o melhor possível de João Lourenço, para trazer, pelo seu carisma, o desenvolvi­mento do país.

José Leitão sublinhou que os anos de poder de José Eduardo dos Santos, desde 1979, podem ter produzido desgaste que obrigam a retirada.

Rui Falcão, o primeiro secretário provincial do MPLA em Benguela, diz que guarda muito boas lembranças, de mais de 30 anos, do presidente José Eduardo dos Santos, consciente do que foi bem feito, menos bom e o que deve ser melhorado.

 ?? FRANCISCO BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Secretária-geral da OMA, Luzia Inglês, entrega mensagem ao novo presidente do MPLA
FRANCISCO BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Secretária-geral da OMA, Luzia Inglês, entrega mensagem ao novo presidente do MPLA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola