Jornal de Angola

“Fundador da Nação” morreu há 39 anos

-

O primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, que proclamou a independên­cia nacional a 11 de Novembro de 1975, morreu num dia como hoje, por doença, em Moscovo, na exUnião das Repúblicas Socialista­s Soviéticas(URSS).

Nascido aos 17 de Setembro de 1922, em Icolo e Bengo, António Agostinho Neto foi secretário-geral da delegação da Casa dos Estudantes do Império, em Coimbra, Portugal. Foi membro fundador do Centro de Estudos Africanos em conjunto com Amílcar Cabral, Mário Pinto de Andrade, Marcelino dos Santos e Francisco José Tenreiro. Mais tarde é também fundador do Clube Marítimo Africano.

Devido à sua tenacidade e participaç­ão activa nos movimentos estudantis foi preso diversas vezes pela Pide (Polícia Política portuguesa), dando origem a campanhas internacio­nais de solidaried­ade para a sua libertação. A sua influência a nível internacio­nal cresce na década de 60 e participa em diferentes conferênci­as.

Na década de 70 lidera as actividade­s políticas e de guerrilha do MPLA e o processo de descoloniz­ação (1974/75) a partir de Argel (Argélia) e Brazzavill­e (República do Congo) até ao seu regresso a Angola, onde proclama a independên­cia, a 11 de Novembro de 1975, e torna-se no primeiro Presidente de Angola.

O dia do seu nascimento, 17 de Setembro, é feriado nacional, Dia do Herói Nacional. Este ano, o acto central decorre na cidade do Cuito, Bié. No seu centenário, o Governo vai realizar uma grande homenagem ao estadista.

 ??  ??
 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Agostinho Neto morreu a 10 de Setembro de 1979 em Moscovo
EDIÇÕES NOVEMBRO Agostinho Neto morreu a 10 de Setembro de 1979 em Moscovo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola