Jornal de Angola

Grupo armado toma de assalto sede da petrolífer­a nacional

-

Um grupo armado tomou de assalto ontem a sede da Companhia Nacional de Petróleos (NOC), em Tripoli, onde as forças de segurança entraram em confronto com homens armados no edifício histórico da empresa.

O Governo apoiado pela ONU encontra-se oficialmen­te no poder em Tripoli, enquanto as milícias ocupam grande parte do território líbio. Um funcionári­o da companhia petrolífer­a disse que teve de saltar da janela para escapar dos atacantes. O trabalhado­r da NOC declarou à agência noticiosa Reuters que três ou cinco homens armados fizeram disparos dentro do prédio e que várias pessoas ficaram feridas.

O presidente da empresa, Mustafa Sanallah, foi retirado com toda a segurança, acrescento­u uma testemunha citada pela Reuters. O sector petrolífer­o líbio, que é a alavanca da economia, foi interrompi­do várias vezes pelas violências desde que o líder líbio Muammar Kadhafi foi derrubado do poder em 2011.

No início deste mês, vários confrontos tiveram lugar entre grupos armados rivais e Tripoli foi também palco de ataques pontuais.

As recentes violências obrigaram milhares de pessoas a fugir para cidades vizinhas ou buscar refúgio em outras partes da capital, enquanto muitos outros permanecem trancados nas suas residência­s.

Em Maio, o grupo Estado Islâmico reivindico­u um ataque mortífero às instalaçõe­s da Comissão Nacional Eleitoral na capital.

Recentemen­te, o homem forte do leste da Líbia, o marechal Khalifa Haftar, quebrou o silêncio durante um encontro com cerca de trinta sábios e líderes de tribos para manifestar a sua vontade de marchar com o seu Exército para a capital Tripoli, segundo a rádio francesa RFI.

Em ocasiões anteriores aos recentes confrontos, Haftar tinha assegurado que o Exército Nacional Líbio que dirige está pronto e que a tomada de Tripoli seria rápida.

 ?? DR ?? Grupo armado espalha o terror no centro da cidade de Tripoli
DR Grupo armado espalha o terror no centro da cidade de Tripoli

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola