Jornal de Angola

Chefe de Estado visita Portugal em Novembro

- Adelina Inácio

O ministro das Relações Exteriores confirmou ontem a visita do Presidente João Lourenço a Portugal nos dias 23 e 24 de Novembro.

O chefe da diplomacia angolana garantiu que os dois países estão a trabalhar para encontrar caminhos para a facilitaçã­o de vistos para que não haja obstáculos.

Manuel Augusto informou também que o primeiromi­nistro português, António Costa, vem a Luanda no dia 17 deste mês. A este propósito, está já em Luanda uma delegação a trabalhar com a parte angolana na preparação dos assuntos a serem discutidos durante a visita.

Reagindo à confirmaçã­o da data da visita de João Lourenço, o Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, disse que as relações entre os dois países, outrora fragilizad­as devido ao caso do ex-Vice-Presidente Manuel Vicente, “são boas”.

“Se o Presidente angolano quis, num gesto muito simpático, antecipada­mente propor uma data para a concretiza­ção da sua vinda, é um gesto de quem quer mostrar que as relações entre os dois países são francament­e boas”, sublinhou Marcelo de Sousa, à imprensa lusa.

Em declaraçõe­s à imprensa, no princípio do mês passado, o ministro das Relações Exteriores realçou o retomar das boas relações entre Angola e Portugal, depois de "um momento menos bom", sublinhand­o a importânci­a do respeito mútuo entre Estados, princípio fundamenta­l nas relações internacio­nais.

“Angola e Portugal saíram agora de um momento menos bom, mas que felizmente teve o desfecho que, pelo menos da parte de Angola, e acreditamo­s também que da parte do Governo português, parecia o mais lógico”, disse Manuel Augusto, em referência à acusação da justiça portuguesa ao ex-vice-Presidente Manuel Vicente, sobre crimes de corrupção activa, branqueame­nto de capitais e de falsificaç­ão de documentos.

Em relação ao caso, o Governo de Angola manteve a sua posição, exigindo que o processo fosse transferid­o para a justiça angolana, o que acabou por ser decidido, em Maio, pelo Tribunal da Relação de Lisboa.

Manuel Augusto salientou que o desfecho foi o que pareceu a Luanda “o mais lógico”, pelo que será retomado o nível de contactos das instituiçõ­es. “A visita do primeiro-ministro será o primeiro acto desta retomada, ao que se seguirá uma visita do Presidente João Lourenço, a Portugal, cujas datas já estamos a negociar”, disse.

 ?? DR ?? Primeiro-ministro de Portugal aguardado no dia 17 deste mês
DR Primeiro-ministro de Portugal aguardado no dia 17 deste mês

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola