Jornal de Angola

Marinhas de Guerra trocam experiênci­as

- Gabriel Bunga

As Marinhas de Guerra de Angola e Portugal trocam, a partir de hoje e até ao dia 19 deste mês, experiênci­as operaciona­is na segurança do mar.

Para o efeito, um navio da Marinha Portuguesa, denominado “N.R.P. Viana do Castelo”, encontra-se atracado no Porto de Luanda desde o último sábado. A informação foi dada ontem, em conferênci­a de imprensa, pelos capitãs de-mar-e-guerra português Nuno Noronha Bragança e angolano Mateus Cucomba, este último coordenado­r da comissão de recepção do navio Viana de Castelo.

A Força Nacional Destacada portuguesa é composto por um Navio Patrulheir­o Oceânico Viana de Castelo, por uma equipa de fuzileiros, uma equipa de mergulhado­res e ainda um reforço na área de medicina para apoio médico ou sanitário. No total são 54 militares.

“Estamos disponívei­s a desenvolve­r algumas acções pontuais no apoio às populações emgeral,noâmbitoda­Medicina e do apoio sanitário. Para tal, temos uma equipa médica com esta valência e com esta experiênci­a”, disse Nuno Bragança, esclarecen­doqueaiden­tificação das áreas de actuação no domínio da medicina depende da parte angolana.

O capitão-de-mar-eguerra Mateus Cucomba, que é chefe da Repartição de Engenharia Militar Operativa da Marinha de Guerra Angolana, realçou as “boas relações” entre os dois países, que justificar­am o convite do navio militar português, que estará em Angola até ao dia 19 deste mês.

A missão do navio português tem duração de 70 dias. O “Viana do Castelo” saiu de Lisboa a 20 de Agosto e regressa a 29 de Outubro. Depois de Angola, o navio português passa por São Tomé, Cabo Verde e Costa do Marfim.

 ?? SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Pormenor da conferênci­a de imprensa no “Viana do Castelo”
SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Pormenor da conferênci­a de imprensa no “Viana do Castelo”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola