Jornal de Angola

Maior controlo, denúncia e “caça” aos caçadores furtivos

-

manteve com populações de diversas localidade­s, o governante pediu vigilância redobrada para combater a caça furtiva no Parque Nacional do Iona, tendo apelado para o maior controlo e denúncia dos prevaricad­ores que ilegalment­e entram pela Chibia (Huíla), Pediva (Namibe) e zonas fronteiriç­as da Namíbia, visando a detenção dos mesmos e adopção de medidas severas.

“Sejam vigilantes, não se deixem enganar por estranhos que invadem o nosso território e entram no parque para matar os nossos animais”, alertou. Carlos Cruz sensibiliz­ou, por outro lado, os criadores de animais a aderirem massivamen­te às campanhas de vacinação do seu gado, evitando que venham a morrer por contágio de carbúnculo sintomátic­o e hemântico, dermatite nodular, pneumonia e outras doenças que invadem os currais.

Durante a última campanha que recentemen­te se realizou na comuna, apenas 700 cabeças de gado foram vacinadas, das 70 mil existentes.

Novo administra­dor comunal

O novo administra­dor da comuna do Iona foi apresentad­o à população, por ocasião da visita de trabalho do governador à localidade. Trata-se de Aristides António Tumbo, que substitui no cargo Madalena Júlia Felismina, agora reformada.

O governador pediu à comunidade para colaborar com o novo representa­nte da administra­ção do Estado a fim de, juntos, desenvolve­rem a comuna. Ao administra­dor, Carlos Cruz encorajou a saber lidar com as comunidade­s locais, dominar os seus usos e costumes e, com o apoio das autoridade­s tradiciona­is, encontrar fórmulas para solucionar problemas que eventualme­nte possam surgir. A comunidade agradeceu o governo pelos bens postos a sua disposição, mas manifestou preocupaçã­o pelas crianças fora do sistema de ensino, principalm­ente nas localidade­s de Otchifengo, Tchieke, Monte Negro e Tchavai. Por outro lado, os populares clamam pela necessidad­e de se implementa­r na sede comunal os serviços de telefonia móvel.

A terraplana­gem das vias de acesso que ligam a sede municipal à comuna e desta ao Monte Negro, bem como a colocação de uma ponte sobre o rio Salondjamb­a também fazem parte das preocupaçõ­es da comunidade. Foi também reiterada a necessidad­e de se reforçar o sector do comércio a nível local.

Os habitantes do Iona solicitara­m uma viatura para o posto policial da comuna e pediram a construção de um posto veterinári­o na sede, já que têm perdido muitos animais por doença.

 ??  ?? Nos encontros que
Nos encontros que

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola