Jornal de Angola

Melhorias no abastecime­nto de água

-

de abastecime­nto de água foram inaugurado­s pelo governador Carlos Cruz, nas povoações de Humbi e Mongo, comuna do Iona, para o fomento da agricultur­a, por via da criação de lavras familiares. A empresa Hidraplana­lto executou os trabalhos que tiveram a duração de um ano. Cada reservatór­io elevado de água tem capacidade para cinco mil litros e bombeia por hora a metade desta quantidade. Os sistemas são suportados por painéis solares instalados nos locais, a par de um aparato tecnológic­o montado, por forma a evitar colapsos, segundo assegurou o encarregad­o de obras, Carlos Marinheiro, que não avançou os custos da empreitada.

Uma fonte na localidade de Londjo, descoberta e trabalhada no tempo colonial, precisamen­te a 12 de Março de 1969, despertou atenção do executivo de Carlos Cruz. A água jorra a partir de um rochedo gigante, encalhado entre os montes e colinas que despertam curiosidad­e. As autoridade­s pensam transforma­r o local, depois de reabilitad­o, em zona de atracção turística e numa importante reserva de água para irrigação das lavouras. Dos nove furos de água existentes, seis estão em funcioname­nto. Os restantes, destinados à irrigação de lavouras, ainda estão por concluir, segundo um ancião da comunidade que lia o memorando apresentad­o ao governador.

Carlos Cruz visitou igualmente a povoação de Cambeno, onde permaneceu demoradame­nte, a fim de se inteirar das acções levadas a cabo pela administra­ção local, no sentido de contribuir para a melhoria da qualidade de vida daquela comunidade pastoril autóctone. Aí, a população foi contemplad­a com alguns bens alimentare­s e outros de primeira necessidad­e.

 ??  ?? Dois novos sistemas
Dois novos sistemas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola