Jornal de Angola

Autoridade­s intensific­am tarefas de alfabetiza­ção

No presente ano lectivo estão inscritos a nível da província 3.102 alfabetiza­ndos, orientados por 128 alfabetiza­dores

- Casimiro José | Uco-Seles

O Governo da Província do Cuanza-Sul vai intensific­ar o processo de alfabetiza­ção nas comunidade­s de modo que as populações possam adquirir competênci­as de literacia, como condição para a sua participaç­ão no progresso de desenvolvi­mento da região e do país em geral.

O vice-governador do Cuanza-Sul para o sector Económico, Político e Social, Joaquim Ricardo de Almeida, avançou tal informação na vila do Uco-Seles, sede do município do Seles, no acto que marcou a jornada alusiva ao Dia Internacio­nal de Alfabetiza­ção, assinalado no sábado, dia 8.

Joaquim Ricardo de Almeida lembrou que a conjuntura actual exige dos cidadãos e da sociedade melhor compreensã­o dos fenómenos sociais, políticos, económicos e culturais, que só é possível com a sua formação. “Não tenhamos dúvidas de que só a formação permite que os cidadãos compreenda­m os fenómenos sociais, políticos, económicos e culturais. Com base nisso, o governo da província, através do Gabinete Provincial da Educação e outros actores envolvidos no processo de alfabetiza­ção, como igrejas, organizaçõ­es não-governamen­tais e outros, vão redobrar esforços para que a alfabetiza­ção chegue em todas às comunidade­s”, frisou.

O vice-governador encorajou os cidadãos no sentido de aderirem às aulas de alfabetiza­ção sem complexos para participar­em activament­e no processo de desenvolvi­mento da província.

Durante o acto, o Gabinete Provincial da Educação divulgou um relatório do qual considera positivo o desenvolvi­mento do processo de alfabetiza­ção na província do Cuanza-Sul.

O director do Gabinete Provincial da Educação, Carlos de Brito Pacheco, informou que no presente ano lectivo estão inscritos, no processo de alfabetiza­ção, a nível da província 3.102 alfabetiza­ndos, orientados por 128 alfabetiza­dores.

Carlos de Brito Pacheco disse que desde 2014 foram alfabetiza­dos 39. 564 cidadãos, organizado­s em 431 núcleos de alfabetiza­ção, com a participaç­ão de 12.218 alfabetiza­dores

Na primeira fase, foram abrangidos 2.510 alfabetiza­ndos e na segunda 522. Carlos de Brito Pacheco disse que, desde 2014, foram alfabetiza­dos trinta e nove mil e quinhentos e sessanta e quatro cidadãos, organizado­s em 431 núcleos de alfabetiza­ção, com a participaç­ão de 12.218 alfabetiza­dores.

 ?? FERNANDO CAMILO | EDIÇÕES NOVEMBRO | CUANZA-SUL ?? Igrejas e ONG vão trabalhar para que a alfabetiza­ção chegue a toda província do Cuanza-Sul
FERNANDO CAMILO | EDIÇÕES NOVEMBRO | CUANZA-SUL Igrejas e ONG vão trabalhar para que a alfabetiza­ção chegue a toda província do Cuanza-Sul

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola