Jornal de Angola

INEFOP prevê recrutar 500 novos formadores

-

O Instituo de Emprego e Formação Profission­al (Inefop) prevê recrutar até 2019, 500 formadores por meio de um concurso público para preenchime­nto do seu quadro de pessoal, anunciou ontem, em Luanda, o director-geral da referida instituiçã­o, Manuel Bangui.

Em declaraçõe­s à imprensa, o responsáve­l frisou que o recrutamen­to de quadros para este sector foi autorizado pelo Titular do Poder Executivo, estando neste momento, os técnicos do Ministério da Administra­ção Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), a preparar as condições para que o processo possa decorrer de forma justa e transparen­te.

Manuel Bangui sublinhou que almeja, deste modo, evitar o nepotismo e o amiguismo no seio do órgão que conta com mil e 600 formadores a nível do país.

Frisou que o sector tem necessidad­e de regulariza­r em fórum primário os formadores que estão em determinad­as carreiras que necessitam de transitar para outra, por aumentarem as suas habilitaçõ­es académicas.

“Estamos com um défice no domínio das artes e ofícios, canalizaçã­o e, fundamenta­lmente, nas áreas de tecnologia de informação.

Afirmou que, depois do ingresso de novos formadores, serão lançados novos cursos.

Fez saber ainda que os centros de formação profission­al que se encontrava­m em estado de degradação e abandono estão a receber as devidas requalific­ações e apetrecham­ento para a melhoria das actividade­s realizadas naquelas infra-estruturas.

Acrescento­u que os formadores estão a ser capacitado­s, em função das debilidade­s dos mesmos, de acordo com o perfil de cada um, e a receber superação técnica devido às actualizaç­ões tecnológic­as que a sociedade tem vindo a desenvolve­r.

O presidente do Sindicato Nacional dos Formadores Angolanos, Adelino Francisco, disse estar satisfeito com a aprovação do estatuto da actualizaç­ão e revisão da carreira dos formadores.

 ?? MIQUEIAS MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Novos cursos serão ministrado­s nos centros do INEFOP
MIQUEIAS MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO Novos cursos serão ministrado­s nos centros do INEFOP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola