Jornal de Angola

Filho de Pepino regozijado com homenagem ao pai

Lenda do ciclismo nacional vai ter prova de homenagem no calendário oficial da Federação Angolana de Ciclismo

- Armindo Pereira

O presidente da Associação Provincial de Ciclismo de Benguela (APCB), Fernando Furtado, mostra-se regozijado pela institucio­nalização do “Grande Prémio Internacio­nal Alberto Silva “Pepino”, por parte da Federação Angolana de Ciclismo(FACI), a partir de 2019, no calendário nacional de provas.

Os aspectos inerentes à prova em memória do ciclista, falecido em Agosto último, que em vida deu o seu contributo ao desenvolvi­mento da modalidade, e no desporto angolano em geral, vai ser um dos assuntos a ser abordado no encontro entre a FACI, representa­ntes das associaçõe­s provinciai­s e agremiaçõe­s desportiva­s, agendado para Novembro, na capital.

“Enquanto filho de Pepino, é uma honra saber que esta prova será institucio­nalizada, com todo o apoio do Governo. Sugerimos que seja realizada no mês de Outubro, por altura do aniversári­o dele, entre os dias 18 e 22. Esperamos que venha a ser um facto e não falhe, tal como alguns Grandes Prémios que não se concretiza­m”, alertou.

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, Fernando Furtado louvou o incentivo do Ministério da Juventude e Desportos, através da ministra Ana Paula Sacramento Neto e do secretário de Estado do Desporto, Carlos Almeida, bem como da FACI que vai dar seguimento a esta pretensão dos aficionado­s da modalidade e agentes desportivo­s.

Fernando Furtado pretende que as primeiras edições sejam realizadas na região sul do país, começando por Benguela, terra natal da “lenda” do ciclismo angolano.

“Podia começar -se pela região sul. Benguela, Huíla, Namibe, Huambo, e depois podemos levar a quinta edição para Luanda e outros pontos do país, por tratar-se de uma prova de âmbito nacional”.

O presidente da APCB revelou que, independen­temente da intenção, este ano a província vai realizar mais uma edição do Grande Prémio Alberto da Silva “Pepino”, a mais mediática prova do calendário local. As edições passadas contaram com o apoio da Orped e a participaç­ão de ciclistas de várias províncias.

Fernando Furtado recordou a última homenagem de que foi alvo Pepino, feita pelo Ministério da Juventude e Desportos, no final da 28ª edição do Campeonato Nacional, decorrido na Baía -Farta, em Benguela, entre os dias 28 de Junho e 1 de Julho deste ano.

“Nós, os familiares, ficamos com o sentimento de enorme gratidão. O pai ficou muito alegre, e na ocasião expressou o que sentiu na presença de todos. Foi muito bonito ter acontecido antes da sua morte”, ressaltou.

Alberto da Silva “Pepino” completari­a 96 anos a 24 de Outubro,casoestive­sseemvida.

Para aquele dirigente, o Campeonato­Nacional,realizado pela APCB e associação de Luanda, com apoio técnico da FACI “foi um êxito”. No final do mês, as equipas do Hotel Luso, Jair Transporte­s e Duas Rodas vão deslocar-se a Luanda para disputar, nos dias 29 e 30 de Setembro, o GP Orpede.

O encontro de Novembro entre a FACI e os seus associados vai balancear a época ainda em curso, e perspectiv­ar a outra, e deve abordar igualmente assuntos sobre “a legislação­desportiva”,comparticu­lar realce para os “processos eleitorais” e renovação de mandatos em datas exigidas estatutari­amente.

Por outro lado, as recentes recomendaç­ões manifestad­as pelo Centro Nacional de Medicina Desportiva de Angola (CNMDA), durante o encontro que o Ministério da Juventude e Desportos manteve com todas as federações nacionais, a 4 de Setembro, na Galeria dos Desportos em Luanda, vão igualmente ser discutidas.

“Enquanto filho de Pepino, é uma honra saber que esta prova será institucio­nalizada, com todo o apoio do Governo. Sugerimos que seja realizada no mês de Outubro, por altura do aniversári­o dele”

 ?? DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ciclistas nacionais e convidados rendem homenagem ao “lendário das estradas “todos os anos”
DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Ciclistas nacionais e convidados rendem homenagem ao “lendário das estradas “todos os anos”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola