Jornal de Angola

Selecções de judo conquistam torneio

- António Cristóvão

As Selecções Nacionais de Judo da classe de seniores, em ambos os sexos, dominaram o torneio internacio­nal disputado no sábado e domingo, no Pavilhão Principal da Cidadela, no distrito urbano do Rangel, com a participaç­ão da congénere da República Democrátic­a do Congo (RDC), e dos Mistos do Cuanza-Sul, Luanda, Uíge e Zaire.

O torneio foi marcado pela suspensão de toda a actividade desportiva do ex-treinador da Selecção Nacional de juniores, José André "Zito" (3º Dan), por ter agredido o vice-presidente da Federação Angolana de Judo (FAJ) e coordenado­r da prova, Paulo Jorge, na cerimónia de abertura da prova.

O técnico agrediu o coordenado­r da prova, depois de ter sido retirado da área reservada apenas para pessoas credenciad­as para o evento.

Além da confusão, originada pelo treinador da Escola de Judo José André, do bairro Dangereux, o torneio ficou também marcado pelo incumprime­nto dos horários na abertura e na final, sem qualquer pedido de desculpas da organizaçã­o.

Yuri Villarigue­s, presidente do Conselho de Disciplina da FAJ, garantiu ao Jornal de Angola, que pela gravidade da agressão o treinador pode ser punido com uma pena que vai dos cinco aos dez anos de castigo.

No sector feminino, a atleta Mabwada Elysce, da República Democrátic­a do Congo (RDC), triunfou na categoria de menos de 48 quilos, enquanto Maria Niangi (Selecção Nacional) ocupou o primeiro lugar nos menos de 70 kg. Bwanga Mónica, da RDC, venceu as pelejas de mais de 78 kg, enquanto Joana Silva e Olívia Gomes, ambas da Selecção Nacional, ocuparam o segundo e terceiro lugares.

Em masculinos, Nair Garcia, da Selecção Nacional, foi o vencedor da categoria de menos de 60 quilos, ao passo que Edmilson Pedro ganhou na categoria de - 66 kg, e Acácio Quifucussa (Selecção Nacional) superou na final Rodrigo Lucas (Misto de Luanda) na prova de - 73 kg. Seyda Canda (Misto de Luanda) foi mais forte e derrotou na final Wilson Afonso (Selecção Nacional).

Para a categoria de mais de 100 kg, Elali Tegra (RDC) venceu o seu compatriot­a Dumundo Yoka na final, enquanto Frederico João (Selecção Nacional) perdeu diante de Ikona Bokida (RDC) na prova de - 90 kg.

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Judocas congoleses deram cariz internacio­nal ao evento
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO Judocas congoleses deram cariz internacio­nal ao evento

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola