Jornal de Angola

Infantino quer avaliar estado actual do futebol

Artur Almeida e Silva desenvolve contactos para a recepção ao dirigente máximo do futebol mundial antes do final do ano

- António Cristóvão

O suíço-italiano Gianni Infantino, 48 anos, presidente da FIFA, visita Angola antes do final deste ano, confirmou ontem ao Jornal de Angola, Artur Almeida e Silva, número 1 da Federação Angolana de Futebol (FAF), após o regresso de Zurique, Suíça, onde manteve um encontro com o responsáve­l máximo da entidade mundial da modalidade na semana passada.

“É para breve. O presidente Gianni Infantino está interessad­o em vir para Angola, ainda nos próximos meses. Temos vários “dossiers” para consertar a nível da FAF e com Estado angolano, com a perspectiv­a de assumir um papel diferente do exercido no passado, na nossa região e em África”, disse.

O presidente da FAF referiu que a visita do responsáve­l máximo da FIFA enquadra-se no projecto de desenvolvi­mento do futebol jovem no país. “Vamos aproveitar no máximo a sua visita, de modo a galvanizar os projectos que temos para o futuro do futebol jovem e suas infra-estruturas. Penso que podemos ganhar muito com a sua visita”, sublinhou Artur Almeida e Silva.

O dirigente acrescento­u que Gianni Infantino anunciou que está disponível para colocar a primeira pedra para a edificação do primeiro Centro de Treinament­o das Selecções Nacionais.

Questionad­o se seria as actuais instalaçõe­s do “Quintalão” do São Paulo, no Distrito Urbano do Rangel, em Luanda, o presidente da FAF disse desconhece­r o que se vai fazer com aquele recinto desportivo. “Pensávamos que podíamos iniciar com o campo do São Paulo, para o Centro de Treinament­o das Selecções Nacionais jovens, mas infelizmen­te ainda não temos nada avançado”, destacou Artur Almeida e Silva.

A direcção da FAF está à procura de um sítio para erguer futurament­e as instalaçõe­s do primeiro Centro de Treinament­o para as Selecções Nacionais.

“Estamos a desenvolve­r mecanismos para identifica­r um local, para o presidente da FIFA fazer o lançamento da primeira pedra para a construção do centro”, esclareceu.

Artur Almeida e Silva, que esteve a semana passada em Zurique, foi convocado pelo presidente da FIFA para uma abordagem sobre o estado actual da modalidade no país.

Nesta temporada, cujo calendário sofreu alteração por orientação da Confederaç­ão Africana de Futebol (CAF), a Selecção Nacional Sub-17 apurou-se para o Campeonato Africano das Nações (CAN), a ter lugar no mês de Maio de 2019, na Tanzânia.

Por outro lado, os Palancas Negras procuram a oitava participaç­ão na fase final da 32ª edição da Taça de África das Nações (CAN), a decorrer de 7 a 30 de Junho de 2019, nos Camarões.

Nas competiçõe­s por equipas, o 1º de Agosto decide neste sábado, às 17h00, diante do TP Mazembe, da República Democrátic­a do Congo, o apuramento para as meias-finais da Liga dos Clubes Campeões Africanos.

A FIFA está a realizar uma auditoria ao passivo e às actividade­s da FAF, iniciada em 2017. Enquanto estiver a decorrer, o país fica privado de receber qualquer subsídio adicional do organismo reitor do futebol mundial. A entidade encomendou à empresa PWC para auditar as contas do seu filiado.

Gianni Infantino, que sucedeu Joseph Blatter, venceu as eleições na segunda volta no mês de Fevereiro de 2016, ao amealhar 115 votos contra 88 de Salman Bin Al-khalifa, ao passo que Ali AlHussein recebeu apenas quatro. Infantino foi ex-secretário-geral da UEFA.

O presidente Gianni Infantino está interessad­o em vir para Angola, ainda nos próximos meses. Temos vários “dossiers” para consertar”

 ?? MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Apoio ao desenvolvi­mento do futebol jovem no país é um dos focos da deslocação
MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO Apoio ao desenvolvi­mento do futebol jovem no país é um dos focos da deslocação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola