Jornal de Angola

Emília Carlota Dias é1ª vice-presidente

Órgão de cúpula do MPLA realizou ontem a sua primeira reunião, para constituir o secretaria­do, depois de João Lourenço assumir a presidênci­a do partido

-

A deputada Emília Carlota Dias foi proposta ontem para ocupar o cargo de primeira vice-presidente da Assembleia Nacional, em substituiç­ão de Joana Lina, no quadro da alteração à composição da mesa da Assembleia Nacional, feita pelo Bureau Político do MPLA.

Na sua primeira reunião após o VI congresso extraordin­ário, que elegeu João Lourenço como presidente do partido, o Bureau Político designou também Suzana Augusta de Melo, para 2ª vicepresid­ente.

As duas propostas devem ser formalizad­as pela Assembleia Nacional, onde o MPLA detém a maioria.

Na mesma reunião, o órgão de cúpula do MPLA, que tem uma nova composição desde sábado, aprovou também a proposta de indicação de Américo António Cuononoca para dirigir o Grupo Parlamenta­r do partido, em substituiç­ão de Salomão Xirimbimbi, que passa a se encarregar da Política Económica a nível do secretaria­do do Bureau Político.

Na mesma reunião, que serviu para a composição do novo secretaria­do, o Bureau Político indicou Manuel Pedro Chaves para secretário para as Relações Internacio­nais, Yolanda Gizela Ribeiro António dos Santos para secretária para a Política Social, enquanto Jorge Inocêncio Dombolo fica encarregad­o da Organizaçã­o e Mobilizaçã­o.

O antigo governador do Uíge Paulo Pombolo é o novo secretário para a Informação, em substituiç­ão de Norberto Garcia, enquanto Diógenes de Oliveira é o secretário para a Administra­ção e Finanças, cargo ocupado anteriorme­nte por Joana Lina.

A vice-presidente do MPLA, Luísa Pedro Damião, vai ocupar-se igualmente da Política de Quadros e até agora segundo secretário do MPLA em Luanda, Mário Pinto de Andrade, fica encarregad­o dos Assuntos Políticos e Eleitorais.

Pedro de Morais Neto continua como secretário para os Antigos Combatente­s e Veteranos da Pátria, enquanto João de Almeida Martins é o novo secretário para a Reforma do Estado, Administra­ção Pública e Autarquias.

Na reunião, orientada pelo presidente do partido, João Lourenço, os membros do BP enaltecera­m a forma como decorreu o 6º Congresso Extraordin­ário, realizado sob o lema “com a força do passado e do presente, construamo­s um futuro melhor”, tendo saudado os delegados e todos os que contribuír­am para o seu êxito.

O Bureau Político saudou a eleição de João Lourenço para o cargo de presidente do MPLA e manifestou o seu “apoio incondicio­nal ao novo líder, para que, com a força do passado e do presente, o Partido possa melhorar o que está bem e corrigir o que está mal”.

O órgão de cúpula do partido no poder congratulo­u-se com a eleição, pelo Comité Central, de Luísa Pedro Damião, para exercer as funções de vicepresid­ente do MPLA e a de Álvaro Manuel de Boavida Neto, para o de secretário-geral.

O BP aprovou a indicação de Adriano Meireles Patrocínio para o cargo de director de Gabinete do presidente do MPLA.

Grupo parlamenta­r do MPLA passa a ser presidido por Américo Cuononoca, em substituiç­ão de Salomão Xirimbimbi, que é agora o responsáve­l pela Política Económica

 ??  ??
 ?? DR ?? João Lourenço orientou ontem a primeira reunião do secretaria­do do Bureau Político do MPLA
DR João Lourenço orientou ontem a primeira reunião do secretaria­do do Bureau Político do MPLA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola