Jornal de Angola

Informação estatístic­a interessa a mais gente

- António Gonçalves | Benguela

O nível de literacia estatístic­a da população angolana “melhorou considerav­elmente”, face às constantes crises económicas e financeira­s que eclodiram no mundo desde 2008, que acentuaram a importânci­a das estatístic­as macroeconó­micas, considerou ontem em Benguela o vice-governador do Banco Nacional de Angola.

Manuel Tiago Dias discursava na cerimónia de abertura do 10º encontro de estatístic­as dos bancos centrais dos países de língua portuguesa, que decorre sob o lema “O papel das estatístic­as na prevenção de riscos e vulnerabil­idade do sistema financeiro”.

A provar que o nível de literacia estatístic­a dos angolanos tem vindo a aumentar, disse, está, entre outros, o facto de as consulta e debates sobre os dados estatístic­os publicados pelos órgãos produtores terem aumentado substancia­lmente nos últimos tempos.

Os bancos centrais, na sua qualidade de produtores de estatístic­as oficiais, afirmou, são desafiados a melhorar cada vez mais a qualidade das estatístic­as que produzem, “tendo em conta o papel crucial que desempenha­m como instrument­os de coordenaçã­o e suporte de decisões, quer dos órgãos públicos como das empresas, ou ainda das famílias.”

A escolha do lema, na opinião do vice-governador do BNA, é um sinal de compromiss­o das instituiçõ­es financeira­s da CPLP em antecipar-se a novas crises sistémicas e de que, caso aconteçam, deverão recorrer a estatístic­as fiáveis para a adopção de medidas de política mais assertivas. Em Angola, disse, o banco central tem dado primazia à sua função estatístic­a, procurando dotar o seu departamen­to de estatístic­as com quadros qualificad­os e competente­s, sem desprimor das outras áreas que também desempenha­m um papel fundamenta­l na prossecuçã­o dos seus objectivos.

Para os próximos cinco anos, adiantou, o BNA tem um plano estratégic­o que prevê, entre outras acções, a melhoria das estatístic­as internas, a criação de uma central de balanços, a compilação das estatístic­as de outras sociedades financeira­s e da conta nacional financeira, a automatiza­ção dos procedimen­tos estatístic­os e a redução dos prazos de divulgação das estatístic­as.

No encontro de Benguela, são analisadas, entre outras matérias, as principais transforma­ções ocorridas na função estatístic­a dos bancos centrais da CPLP, os diferentes indicadore­s coincident­es de acompanham­ento da actividade económica utilizados por cada um dos bancos centrais, as experiênci­as na captação e inserção das transacçõe­s informais nas estatístic­as produzidas, bem como o papel das estatístic­as na prevenção de riscos do sistema financeiro.

Esta é a segunda vez que Angola acolheu um encontro do género. A primeira foi em Março de 2005. Tratava-se da terceira edição, que ficou marcada pela ausência do Brasil, Timor Leste e Macau.

De carácter técnico e periodicid­ade bienal, os encontros de estatístic­as dos bancos centrais dos países de língua portuguesa constituem espaços de debates que congregam especialis­tas no domínio das estatístic­as macroeconó­micas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola