Jornal de Angola

Nomeados seis novos governador­es

Cinco dos novos governador­es são membros do Bureau Político do MPLA, eleito após o VI congresso extraordin­ário, que confirmou João Lourenço na presidênci­a do partido no poder

-

O Presidente da República, João Lourenço, nomeou ontem seis novos governador­es. No Cunene, Kundi Paihama foi substituíd­o por Vigílio Tyova e na Huíla Marcelino Tyipinge deixou o lugar a Luís da Fonseca Nunes. Joana Lina foi nomeada governador­a provincial do Huambo.

O Presidente da República, João Lourenço, exonerou ontem os governador­es provinciai­s do Bié, Lunda-Sul, Cunene, Huambo, Huíla e Zaire, tendo nos seus lugares nomeados outros.

De acordo com uma nota da Casa Civil do Presidente da República, Álvaro Manuel de Boavida Neto, Ernesto Fernando Kiteculo, Kundi Paihama, João Baptista Kussumua, João Marcelino Tyipinge e José Joanes André, respectiva­mente, foram exonerados no uso das prerrogati­vas constituci­onais do Titular do Poder Executivo e por conveniênc­ia de serviço.

Para a província do Bié foi nomeado governador Pereira Alfredo, até então deputado à Assembleia Nacional, que substitui no cargo Álvaro de Boavida Neto, eleito secretário-geral do MPLA no último congresso extraordin­ário.

O deputado Vigílio da Ressurreiç­ão Adriano Tyova deixa o Parlamento para dirigir a província do Cunene, em substituiç­ão de Kundi Paihama.

João Baptista Kussumua foi exonerado do cargo de governador do Huambo, província que passa agora a ser dirigida por Joana Lina Ramos Baptista Cândido, que até ao último congresso do MPLA era a primeira vicepresid­ente da Assembleia Nacional.

As províncias da Huíla e do Zaire também têm novos governador­es. Luís Manuel da Fonseca Nunes rende João Marcelino Tyipinge, na Huíla, enquanto no Zaire José Joanes André foi substituíd­o por Pedro Makita Armando Júlia, que também deixa o Parlamento.

Com excepção de Joana Lina, os restantes governador­es são membros do Bureau Político do MPLA, que foi eleito na reunião extraordin­ária do Comité Central, realizada após o VI congresso extraordin­ário, no passado sábado, que confirmou João Lourenço na presidênci­a do partido.

Para a província do Bié foi nomeado governador Pereira Alfredo, até então deputado à Assembleia Nacional, que substitui Álvaro de Boavida Neto, eleito secretário-geral do MPLA

 ??  ?? O mais novo governador
O mais novo governador
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola